LEITOR BETA, REVISOR OU LEITOR CRÍTICO? PARA QUEM ENVIAR MEU LIVRO?

Publicação

LEITOR BETA, REVISOR OU LEITOR CRÍTICO? PARA QUEM ENVIAR MEU LIVRO?

Leitor beta

Quantas vezes você parou de escrever uma história e ficou pensando se ela estava boa mesmo, se valia a pena continuar e muitas vezes até desistiu por não ter apoio? Aposto que algumas. Isso é normal mesmo, não tem problema. Quando buscamos na internet o que devemos fazer depois de escrever, é comum que vejamos que a próxima etapa é a revisão, a leitura crítica, ou o envio para um leitor beta.

Mas isso ajuda ou atrapalha quem já não sabe o que fazer? Eu devo enviar para revisão primeiro, depois para o crítico e depois para o beta? Ou é apenas para um deles? Ou é em uma ordem diferente?

As dúvidas só aumentam, e a chance de você engavetar mais uma história parece ainda existir.

Mas calma. Vamos contar direitinho o que significa cada um desses termos e o que você pode fazer quando estiver escrevendo sua história.

Para começar, vamos para o mais básico. O revisor.

Revisor

O revisor pode fazer mais de um tipo de intervenção no seu texto. Então o trabalho dele depende do que combinarem na hora da contratação.

O revisor pode reorganizar o texto, retrabalhando sentido e lógica, realmente revisando sua obra completamente. Mas também ele pode fazer apenas uma revisão focada em correções linguísticas e ajustes superficiais como erros de ortografia, acentuação, digitação e pontuação.

Mas seja qual for a revisão que você resolva contratar, NUNCA ESCREVA SUA HISTÓRIA DE QUALQUER JEITO.

Se você não se preocupar com a qualidade do seu texto, não será outra pessoa que se preocupará. Se você não se dedicar para criar algo de qualidade, sua obra continuará dessa maneira mesmo após a revisão.

Mas então assim que terminamos de escrever, já mandamos direto para a revisão?

Não. Essa não é a minha sugestão. Eu comecei pelo revisor, pois queria que você entendesse o trabalho do revisor na sua história. Que pode ir da correção ortográfica apenas, até uma revisão estrutural da própria história.

O que eu recomendo é que você mesmo dê uma boa revisada e editada no seu texto depois de terminar de escrevê-lo. Pois você lapidando bem a sua história, você pode buscar o seu Leitor Beta.

Leitor Beta

O Beta, como o próprio nome diz, é a segunda pessoa ou grupo de pessoas que irá ler a sua história, logo depois de você, escritor. O leitor Beta te dará uma opinião honesta sobre sua obra, principalmente falando se a trama funcionou, os problemas que tiveram, se alguma ponta ficou solta, se os personagens foram empáticos, se ficou com alguma dúvida na leitura.

A grande sacada do Leitor Beta é que ele não irá trabalhar a sua obra, irá apenas dar sua opinião sobre o que leu.

Então, é muito importante que você escolha bem quem irá ler a sua história. Afinal, não adianta escrever uma Ficção Científica Distópica, e encontrar um Leitor Beta que goste apenas de Romances de época. 

Então busque o leitor beta certo para sua história e assim você terá uma resposta mais sincera e próxima da verdade sobre o que você escreveu.

Mas aí surge aquela pergunta que você provavelmente deve estar me fazendo agora: Ok, mas onde eu acho o leitor Beta? E ainda outra: O Leitor Beta é pago?

Vamos uma por vez. Você deve pagar pela leitura Beta?

Depende. Eu, particularmente, não vejo vantagens no pagamento de leitor beta. Afinal, ele está lendo sua obra e dará sua opinião. Muitas vezes as pessoas se propõem a serem leitores beta, ou seja, realmente não cobram por isso.

E aí chegamos em “Onde encontrar um leitor beta”.

Participe de grupos de escritores. Pode ser no whatsapp, telegram ou facebook. Todos esses locais você acabará conhecendo pessoas com gostos similares aos teus, e assim uma afinidade pode surgir e com o tempo a confiança de enviar trabalhos para pedir opiniões.

Caso você queira participar de um grupo de escritores, vou deixar na descrição desse vídeo o link para um grupo de Whatsapp com escritores. Esse grupo foi formado durante a Trilogia da Escrita, que é um evento online que a Tellers organizou em 2021. Você pode assistir esse evento na playlist do card aqui em cima.

Leitor Crítico

Esse profissional lê seu texto, observa o que está bom e da força a sua história e, claro, destaca o que pode ser retrabalhado.

Ele analisa o que pode diminuir as chances de sua história atrair leitores e um editor, dando sugestões que direcionem sua história às expectativas do público que ela busca atingir.

Mas lembre-se: O leitor crítico não altera sua obra. Ele apenas faz comentários sobre possíveis melhorias. Quem tem a palavra final sobre o texto é você.

No caso do texto ter qualidade e não precisar de grandes alterações, é comum que o leitor crítico apenas dê dicas para polir o texto. Ou seja, o trabalho do Leitor Crítico é ajudar o escritor a deixar o texto pronto para o mercado. Tanto na narrativa, quanto em direcionamento.

Diferente do Leitor Beta, o Leitor Crítico sim você irá contratar mediante um pagamento. Ele é um profissional capacitado para te ajudar a deixar sua história melhor para o seu público.

Minha dica é que você busque um profissional ou empresa de leitura crítica, que trabalhe com o gênero que você escreve. Assim como você não chama leitores beta que não leem o seu gênero, também não pagará por alguém que não tenha conhecimento do mercado pelo qual você está buscando entrar, certo?

Mas eaí, assim que terminar de escrever. Para quem eu mando minha história?

Leitor crítico? Leitor Beta? Revisor?

Antes de eu dar minha sugestão, não esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal caso não seja inscrito. Assim você não perderá nenhuma dica de escrita para melhorar sua produção.

E falando em melhorar a produção…

Minha sugestão é que assim que escrever, você mesmo revise e edite com cuidado o seu manuscrito. Com isso feito, busque leitores beta para darem sua opinião sobre a história.

Com esse feedback dos betas, você talvez dê mais uma ajustada na história e ela passará mais uma vez por revisão e edição feitas por você.

Caso você não esteja confiante na sua revisão ou queria uma revisão mais profunda, sugiro que contrate um profissional para dar um acabamento ao seu manuscrito.

Com isso feito, aí sim você encontra seu Leitor Crítico para que ele tenha a melhor versão final da obra que você poderia ter.

Você busca esse profissional na expectativa de ser guiado para encontrar seus leitores e editor. Então não pode chegar até ele com uma obra inacabada ou mal trabalhada.

Cuide da sua história como um filho. Talvez você tenha passado meses ou até anos escrevendo. Então todo cuidado é merecido com esse seu trabalho.

Eaí, ficou com alguma dúvida sobre esses três profissionais ou sobre o processo? Escreva um comentário para eu poder continuar te ajudando.

E se você quiser avançar ainda mais na sua carreira como escritor. Conheça o Curso de Escrita Literária e me deixe participar junto com você nessa jornada de carreira.

Uma ótima escrita para ti e até o próximo post. Até mais!

Tags :
correção do livro,crítico,edição,edição do livro,escrita e revisão,Leitor beta,leitor crítico,leitor do meu livro,o que fazer depois de escrever,para quem enviar meu livro,revisão,revisão do livro,revisor

Gostou do contéudo? Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Recentes