Escrever e publicar um livro não significa apenas criar algo que realmente seja interessante e que fascine aqueles que vão ler. O primeiro contato do seu livro provavelmente será com a editora, que vai analisar e considerar a obra como um todo. Mas aí vem a dúvida: O que o original precisa ter para atrair uma editora? Conheça os principais pontos que merecem a sua atenção antes de fazer o envio do seu original.
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Sempre que finalizamos uma história e nos deparamos com aquela ideia prévia já pronta no papel surge um desejo de compartilhar tudo com o mundo. Mas se a intenção é levar para uma editora, o problema é que nem sempre sabemos como apresentar a história para elas. Normalmente já queremos enviar assim que acabamos e aí é só aguardar pelo contato de aprovação. Mas podemos nos deparar com situações que não eram esperadas, como receber um “não”.
Isso pode ser frustrante, afinal nós acreditamos no potencial do livro e sabemos que ele pode ser um sucesso em um grupo de leitores. Assim, não se trata apenas de pegar o seu manuscrito e enviar para aeditora dos sonhos, você deve pensar em como ele deve ser enviado.
O QUE O ORIGINAL DEVE TER PARA ATRAIR UMA EDITORA?
É importante entender o que é o original e tudo o que envolve esse “documento”.
Em primeiro lugar, o original não se trata apenas do manuscrito, ou seja, da história que foi escrita. O original é o documento final que você vai enviar para a editora e que só estará pronto depois que a sua história estiver finalizada e muito bem revisada.
O ideal é que a sua obra tenha passado por uma revisão ou mesmo por leitores beta ou leitores críticos, para que você tenha um retorno sobre a qualidade do livro e uma oportunidade de melhorá-lo ainda mais.
Veja bem, se você criou um universo inteiro para aquela obra, esse universo deve fazer sentido dentro das suas próprias especificações. A obra precisa ter as respostas sobre como aquele mundo funciona sem nunca burlar suas próprias regras.
Mas essa primeira parte envolve o que compõe a obra na área escrita e deve ter toda a sua atenção. Então, sempre tenha alguém para ler e um profissional para ajudar com possíveis correções.
GANCHO
As editoras buscam por aquilo que cham de gancho. Ele é aquele acontecimento na trama que vai atrair, chamar a atenção e reter os leitores, além de facilitar o processo de marketing da obra.
O gancho não é um bicho de sete cabeças como você pode imaginar, mas é um item importante que causa aquele primeiro impacto positivo em quem lê.
Inclusive, o gancho pode ajudar no próximo item também.
CLASSIFICAÇÃO DA AOBRA
Se o seu livro tem um pouco de romance, mas também tem características de terror ou de thriller psicológico, é preciso analisar qual é o gênero predominante. Afinal, nenhuma obra é totalmente uma coisa ou outra.
Um exemplo bem fácil de entender isso é observar o livro “It” do Rei do Terror, Stephen King. Com mais de mil páginas, a obra é do gênero Terror, mas possui vários elementos do suspense, aventura e drama.
Caso você esteja se perguntando por que as editoras pedem isso, mesmo que uma obra tenha essas oscilações, é preciso lembrar que esse livro será comercializado. Ou seja, a venda dele e até os cadastros que são realizados em sites e lojas envolvem definir para quem aquele conteúdo é destinado.
Isso auxilia no processo de marketing e em todas as ações de divulgação para fazer seu livro chegar ao público correto. Assim, faça com que o editor entenda desde o início o gênero que ele está lendo, tenha um foco e defina o caminho a seguir. Com certeza isso vai te ajudar na hora de seleção de originais.
RAZÃO
O mercado está repleto de histórias bem contadas, o que também significa que as editoras ficam sobrecarregadas de livros que prometem muito.
Imagine quantos livros parecidos com “Cinquenta tons de cinza” ou com a saga “Crepúsculo” não saíram por aí e acabaram na pilha de lama, porque ofereciam exatamente a mesma coisa que os originais.
A partir disso, o seu original precisa ter algo que seja diferente e que cause algum impacto para que as editoras tenham mais interesse na obra.
Mas como exatamente isso funciona?
Bom, imagine quantas obras vem ganhando o mercado por terem protagonistas mulheres fortes, que saem daquele “modelo” antigo, tradicional e machista. Algo que só vem acontecendo porque os leitores estão buscando por isso.
Essa mesma ideia vale para protagonistas que fujam dos padrões comuns, sendo de diferentes nacionalidades e obras que abordem questões atuais, mesmo que de uma maneira metafórica.
Enfim, essa é a RAZÃO do seu livro. É aquele ponto alto da sua obra, que a torna diferente das demais e que pode fazer um leitor comentar nas redes sociais, querer saber mais sobre você e até conferir outras histórias suas.
Aposto que você agora está pensando qual é a razão do livro que você está escrevendo, não é?
PROFISSIONAL ATRÁS DO ORIGINAL
Mesmo que isso não esteja diretamente ligado com o documento, o profissional atrás do manuscrito pode oferecer informações importantes para a editora, principalmente em um mundo tão conectado como o nosso.
Buscar o profissional por trás do original é mais ou menos como aquela primeira entrevista de emprego, quando dizem que é melhor você colocar uma roupa bacana, pentear bem os cabelos, ter uma pasta com seus documentos em mãos.
Esse guia de como se comportar e o que fazer também é observado pelas editoras, mesmo que você envie o seu original por e-mail.
As editoras vão observar qual é o seu e-mail, se é profissional ou muito pessoal, analisarão o tipo de linguagem que você usa e principalmente as suas redes sociais.
Imagine que você e um outro escritor estão competindo pela publicação. Você tem apenas redes sociais pessoais nas quais não fala sobre o seu trabalho de escritor e não tem uma rede de leitores. Já o outro escritor criou redes sociais apenas para falar sobre sua produção e suas histórias. Ele conta com seguidores que sempre interagem e leem o que ele escreve.
Do ponto de vista do mercado, faz sentido as editoras optarem por esse outro escritor ao invés de você, porque ele já tem uma postura profissional, demonstra real interesse por se tornar um escritor reconhecido e até se preocupa em formar seu próprio público.
Então, já cuide do seu marketing antes mesmo de começar a escrever seu livro. Vá criando sua plataforma de autor e trabalhando seu público leitor. O futuro da sua carreira irá se beneficiar muito disso.
ATENÇÃO ÀS DIRETRIZES DA EDITORA
Muitos escritores de altíssimo potencial perdem a chance de fazer parte de uma editora porque não buscam conhecer como ela funciona ou quais são suas diretrizes. O resultado, é que enviam um original que não vai funcionar.
Para saber quais são essas diretrizes, a melhor opção é sempre conversar com a equipe responsável ou mesmo conferir o site da empresa, pois quando elas estão com recebimento de originais abertos, sempre terão essas diretrizes descritas no site ou em um edital de envio.
Nessas diretrizes elas informam o que deve constar no envio, a formatação do seu documento, para qual e-mail deve ser enviado, e até mesmo se preferem receber por correio, e não por e-mail. Cuide de todos esses detalhes!
E por falar em detalhes de envio, o próximo tópico se encaixa nesse quesito.
SINOPSE BEM ELABORADA
Esse é um grande diferencial para as editoras, mas nem todos os escritores iniciantes conseguem desenvolver uma boa sinopse, ou sequer colocam em seus envios.
A sinopse funciona como uma visão geral da obra, a ideia central ou mesmo a trama que será abordada ali, capaz de encantar e prender a atenção do leitor.
Essa é a primeira coisa que a editora irá analisar quando receber seu original. Minha dica é colocar sua sinopse no corpo do e-mail que você está enviando para a editora. Sugiro, inclusive, que você mostre a sinopse para outras pessoas darem suas opiniões, ok?
Vale lembrar que a sinopse de um livro funciona como um guia, que prepara o leitor para aquele conteúdo, mostrando o potencial sem revelar os detalhes ou o resultado final da trama, despertando curiosidade.
E por falar em leitor e curiosidade, isso leva ao próximo tópico.
AUDIÊNCIA
Entenda que a maior parte das editoras não estão buscando por um autor específico, mas por audiência. Não que você precise ter milhares de leitores antes de enviar seu original para ser aceito, mas ter a preocupação de criar sua base já é um ótimo sinal para eles.
Não se atenha ao fato de ainda ser pouco conhecido ou ter um grupo muito pequeno de leitores que conhecem o seu trabalho, mas sim de como a sua obra pode ser interessante para uma tribo maior comparando com seu pequeno grupo já formado.
Com tudo isso pensado antes de enviar seu original, suas chances aumentarão muito junto a uma editora. Mas claro, isso não é certeza de sucesso. Afinal, nada no mundo garante sucesso.
As editoras ainda podem recusar o seu livro. E está tudo bem, as negativas vão acontecer e é preciso aprender a lidar com essas situações e a tirar algum proveito delas.
Veja o que você pode aprender sempre que uma editora diz não e como você pode aumentar suas chances no próximo envio. Seja ajustando o seu posicionamento ou do seu livro, criando uma plataforma de autor ou apenas retrabalhando suas estratégias.
Não desistir é tão importante quanto acreditar no potencial de tudo aquilo que você escreveu. Não se deixe abater e se mantenha firme para alcançar o sonho de se tornar um escritor publicado se é isso que você deseja.
Eaí, ficou alguma dúvida sobre o envio de originais? Me conta aqui nos comentários para que eu possa te ajudar ainda mais sobre o tema. E se você quiser melhorar sua escrita e crescer sua carreira como escritor, conheça o Curso de Escrita Literária da Tellers.
Uma ótima busca por editoras e boa produção! Até mais.
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