COMO PUBLICAR UM LIVRO DE GRAÇA

Publicação

COMO PUBLICAR UM LIVRO DE GRAÇA

publicar um livro de graça

Você está terminando de escrever o seu romance, livro de contos ou de poemas e não sabe como vai fazer para publicá-lo? Você já terminou o seu livro ou possui vários livros engavetados esperando para finalmente encontrarem seus leitores? Você quer publicar o seu livro, mas a parte financeira acaba impedindo que você consiga? Saiba que existem diversas formas de publicar um livro de graça e algumas delas são bem simples e acessíveis.

Vamos começar entendendo como funcionam as editoras. Primeiramente você precisa saber que existem dois modelos de negócio no mercado de livros e é importante que você saiba como diferenciá-los.

Empresas que publicam livros, mas que normalmente cobram por isso, se intitulam normalmente como editoras. No entanto, elas não são exatamente editoras no sentido tradicional. Como elas não vivem da venda de livros, elas são na verdade prestadoras de serviço.

Prestadoras de Serviço

Geralmente essas empresas irão publicar o seu livro, mas vão cobrar uma taxa ou exigir que você compre um número significativo de exemplares. Ou seja, é necessário que você invista financeiramente na publicação do seu livro.

A vantagem da prestadora de serviços é que ela aceita o seu original sem que ele passe pelo crivo de um editor.

Editora Tradicional

Na editora tradicional você pode publicar o seu livro gratuitamente através.

Essas são as editoras de verdade, as tradicionais, que apostam no seu livro. Elas bancam os custos e assumem os riscos. Ou seja, o escritor não paga nada.

Nesse caso, a maior parte dos lucros das vendas ficam com a editora e o escritor recebe apenas uma porcentagem.

Provavelmente ela também irá fazer todo o trabalho de marketing e vai colocar o seu livro nas livrarias. O que não impede de você, como escritor, também fazer a sua parte na divulgação do livro.

A editora tradicional vai investir no seu livro e vai esperar obter um retorno financeiro com a venda dos exemplares.

Ela irá selecionar originais que apresentem um potencial de agradar o mercado consumidor.  É por essa razão que é muito difícil com que escritores iniciantes tenham seus textos escolhidos por essas editoras.  

Frequentemente, as editoras preferem apostar em livros e escritores já consolidados, que irão garantir um retorno em vendas.

Publicar em editoras de grande porte, como por exemplo, a Companhia das Letras, é muito mais complicado para um escritor iniciante, pois ele ainda não possui um reconhecimento e um público garantido.

Médias e pequenas editoras

Porém, existem editoras médias e pequenas que recebem um volume menor de originais. Dessa forma, você possui mais chances de ter o seu original lido e selecionado pelos editores. 

Por esse motivo, aconselho os escritores iniciantes a começarem com uma editora pequena. Além disso, há grandes chances de que, com ela, você tenha um relacionamento melhor com o editor; que seu livro receba muito mais atenção; e que sejam feitos muito mais esforços para que ele seja vendido.

É comum que uma editora tradicional possua um período específico para receber originais. Normalmente, as editoras possuem um prazo de alguns meses para te responder.

Você também pode mandar o seu original para várias editoras ao mesmo tempo, o que aumenta as suas chances de ser publicado.

Mas, cuidado! Você não pode simplesmente enviar seu original para toda e qualquer editora que você ver pela frente.

Linhas Editoriais

As editoras possuem linhas editoriais. É importante que você escolha uma editora adequada ao seu livro e ao gênero em que ele está inserido. Pesquise sobre as editoras e escolha a que melhor se encaixa.

Amazon

Outra forma de publicar o seu livro de graça é pela Amazon, na plataforma KDP, Kindle Direct Publishing. É simples, rápido e seu trabalho fica disponível para um público gigantesco.

Eu publico minhas histórias direto na KDP apenas de forma digital e já tive mais de 1000 unidades vendidas.

NA KDP você não vai pagar nada e, além disso, você fica com uma porcentagem nas vendas. Essa porcentagem é maior do que a oferecida por uma editora tradicional.

Nela você recebe uma margem de setenta por cento nos lucros, enquanto, em editoras tradicionais, a porcentagem fica em torno de oito a dez por cento.

Wattpad

Além de ser gratuita, você não precisa passar pela curadoria de um editor.

A única desvantagem é que você não recebe nada, pois os livros publicados na plataforma são oferecidos gratuitamente.

Mesmo assim, é uma ferramenta interessante para quem está iniciando ou para quem deseja ser lido e reconhecido.

Clube de Autores

Nesse site seu livro ficará à venda e a impressão e produção será feita sob demanda. Isso quer dizer que não há um estoque de livros.

O único problema desse modelo é que ele acaba encarecendo o produto para o consumidor final. 

O Clube de Autores também possui parceria com livrarias de grande porte que irão incluir o seu título em seu catálogo.

Uma informação importante que você precisa saber sobre essas plataformas, como a Amazon, o Wattpad e o Clube de Autores é que elas, como não são editoras, não fazem o marketing para você. O escritor que precisa fazer esse trabalho de divulgar a obra e conquistar leitores.

Caso você tenha se interessado sobre como fazer o marketing dos seus livros, eu tenho esse post aqui no blog sobre esse assunto.

Concursos Literários

E a última forma de publicar o seu livro de graça que eu vou mostrar nesse post são os concursos literários com publicação.

Eles são promovidos normalmente por instituições ou até mesmo editoras. Vencendo um concurso desse tipo, você pode publicar coletivamente, em antologias, por exemplo; ou individualmente com seu livro solo.

Contudo, quando você publica a partir da premiação em um concurso literário, você não recebe os direitos autorais da obra. O que acontece é que geralmente os concursos pagam prêmios em dinheiro ou, então, oferecem ao autor alguns exemplares do livro.

Mas isso depende de cada concurso. Por isso é muito importante que você leia atentamente o edital.

E não só isso. Lembre-se de sempre ficar atento ao contrato que você fizer com as editoras e de sempre se certificar dos detalhes que irã envolver o acordo que você fizer, seja com editoras ou plataformas.

Eu já participei de diversas coletâneas de processos seletivos que me auxiliaram na criação da minha base de leitores e no meu desenvolvimento como escritor. Algumas foram gratuitas com publicação apenas online, outras foram pagas com entrega de exemplares físicos, também recebi menção honrosa em prêmio literário e já fui convidado para participar de coletâneas de editoras.

Participar desses processos seletivos ajuda a aperfeiçoar sua escrita e seu processo criativo, fortalece seu nome no mercado, cria uma base de leitores e te ajuda a fazer networking no meio literário.

Agora que você sabe de todas essas maneiras de publicar um livro de graça, avalie e escolha a que melhor se encaixa ao seu projeto literário, aos seus objetivos e ao momento da sua carreira como escritor.

Eaí, ficou com alguma dúvida sobre como funcionam as editoras e as plataformas de publicação de livros digitais? Deixa um comentário para eu poder continuar te ajudando.

E se você quiser avançar ainda mais na sua carreira como escritor. Faça parte da nossa comunidade através do Curso de Escrita Literária e me deixe participar junto com você nessa jornada de carreira.

Uma ótima escrita para ti e até o próximo post. Até mais!

Tags :
amazon,clube de autores,editora gratuita,editora pequena,KDP,livro de graça,publicação gratuita,publicação independente,publicar de graça,publicar meu livro de graça,publicar um livro de graça,uiclap,wattpad

Gostou do contéudo? Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Recentes