COMO PRECIFICAR UM EBOOK

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COMO PRECIFICAR UM EBOOK

precificar um ebook

Imagine escrever um livro completinho e não saber quanto vale sua história? Infelizmente isso é muito comum. Você passa um bom tempo criando e escrevendo e agora não sabe como precificar seu livro para ter um retorno sustentável com ele. Você precisa saber como precificar um ebook. Então, veja nesse post quais são os principais pontos que você deve analisar na hora de definir os preços do seu ebook.

Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo o vídeo.

Sempre que começamos uma história, temos uma ideia de como queremos que aquele produto seja comercializado. Sempre pensando nas fontes, diagramação e na capa, não é? Acontece que parte do processo envolve definir o valor.

Mas nem sempre é tão simples assim dizer quanto um livro vale, principalmente quando migramos para o mundo digital, com as maravilhas do ebook e todas as plataformas disponíveis para venda.

Nos livros físicos, colocamos tudo em nota: o tempo e a dedicação bem como os gastos para imprimir, parcerias de produção e assim por diante. Além disso, sabemos quantos livros serão impressos, então, calcular o retorno do investimento é um pouco mais fácil. Mas como que fica quando a área de comércio do produto é o virtual? Afinal, o ebook pode ser vendido infinitamente, sem um número limitado de livros impressos disponíveis.

Primeiramente, cabe destacar um erro cometido por muitos iniciantes: o de cobrar um valor extremamente baixo de um livro devido a crença de que, por ser digital, os consumidores não vão aceitar um valor superior.

Atualmente, os livros digitais vendem tanto quanto os livros físicos, e até mais, porque trazem facilidade para o dia-a-dia e o mercado está cada vez mais amplo.

Marcílio Pousada, o diretor-presidente das Livrarias Saraiva, comentou que o ideal seria “cobrar um pouco menos que um livro físico, mas não muito”.

Por outro lado, existem aqueles livros que estão disponíveis apenas no meio online, ou seja, não tem livro físico para ser usado como base de comparação, afinal, com o crescimento do mercado e da demanda, muitos escritores optam por esse novo modelo de comercialização.

E aí você pode me perguntar:

“Por que baixar muito os preços não é tão viável assim já que poderia aumentar as chances de vendas?”

Acontece que, quando pensamos em um produto muito barato, existe uma associação negativa a ele.

Se o seu livro valesse R$ 30 caso fosse impresso, vendê-lo a R$ 9 apenas por ser digital passa a sensação de que o valor do livro está mudando, e não o preço.

PRECIFICAR UM EBOOK: PREÇO E VALOR

Preço é o custo monetário. Aaquele que o cliente vai ver no carrinho.

Valor é o quanto aquele produto vale e tudo que está agregado a ele.

Muitas vezes alguns produtos que tem um preço de R$ 40 possuem um valor muito superior, porque existem outras coisas aliadas a ele: como repercussão, nomes dos envolvidos no processo e assim por diante.

Vamos ver como você pode precificar um ebook. Para isso, vamos considerar alguns pontos importantes que devem ter a sua atenção.

PREÇO DE NICHO E LIVROS SEMELHANTES

Uma das ideias de como precificar um ebook é observar quanto outros autores estão cobrando. Desde aqueles que vendem por R$ 5 até aqueles que vendem por R$ 50.

Quando pensamos assim, é natural imaginar que você talvez seja iniciante e não tem público, então não pode definir um preço como aqueles que já tem uma autoridade. Porém, tenha um pouco mais de calma e avalie livros parecidos, de outros escritor iniciantes, por exemplo. Veja também títulos com o mesmo tamanho e, claro, o gênero e subgênero, afinal existem assuntos que ficam mais em alta em um período e depois entram em baixa.

Aqui, o foco não é precificar um ebook com base em outro, mas entender quanto o mercado está disposto a pagar por livros como o seu, ok?

ROYALTIES

Avaliar os royalties é sempre uma questão importante quando pensamos em livrarias virtuais. Ainda existe aquele pensamento de que ter uma parte do seu ganho retido pela loja não é justo, mas na verdade é sim.

Basicamente, se você vai usar uma plataforma pronta e consolidada no mercado, você será cobrado por usar o público que ela oferece. O que você deve fazer é saber quanto a loja fica da sua venda.

Geralmente, os royalties variam de 30% e 70% nos principais e-commerces. Estude bem isso para saber quanto do valor você terá depois da venda para não se surpreender depois.

Há também os programas e planos de livrarias virtuais, como o Kindle Unlimited, que você recebe por página lida e não apenas por ebook adquirido. Você pode analisar isso também. Quanto maior sua história, mais páginas lidas terá, então maior o ganho por obra completa lida.

PENSAR NO MERCADO ALÉM DAS VENDAS

Existem diversos livros que precisam estar na sua lista de leitura, como os lançamentos do seu gênero. Isso é importante para se ter uma ideia do que está surgindo no mercado e quais as estratégias que os autores estão usando para divulgarem suas obras.

Vamos imaginar que você passou um ano escrevendo aquele livro e agora chegou a hora de colocar para vender. Ou seja, foi um ano de dedicação e empenho para levar aquele mundo ao leitor. Sendo assim, pensar no mercado além das vendas é imaginar como o consumidor vai receber aquele novo produto ou mesmo se vai notá-lo em meio às outras publicações.

Por isso, você precisa começar a marcar a sua presença digital como forma de atrair a atenção do público, gerar interesse e criar autoridade. Imagine, por exemplo, que durante esse um ano você escreveu e seguiu com as demais atividades dos seus dias. Durante esse tempo o restante do mundo mal sabia que você estava em um processo de escrita. Como você espera que eles saibam o que você tem a oferecer ou mesmo porque a sua obra é interessante?

É pensando nisso que você pode seguir dicas como:

  • divulgar seu processo de criação nas redes sociais;
  • compartilhar conteúdo sobre seu livro;
  • mostrar quais os pontos fortes da sua obra;
  • mostrar outras obras relacionadas;

É aquela ideia de falar: “se você ama o universo dos suspenses e investigações, convido você a descobrir o que aconteceu com e ‘o nome personagem principal)’.”

Essa atuação no mercado gera interesse, engajamento e prepara o público para quando as vendas começarem, aumentando as chances de vender mais em menos tempo.

Isso é o que chamamos de Plataforma de Autor. Estabelecer o vínculo com os leitores desde antes de ter seu livro pronto.

ENTENDA O QUE SEU PÚBLICO QUER

Mas o que isso significa, né? Isso quer dizer que você precisa ir além do que imagina que seja o ponto principal da sua obra e ver como os olhos de outras pessoas enxergam o seu produto.

Por exemplo, PDF é um formato conhecido no mercado, que qualquer um faz sem maiores desafios. Já o ePub, é um formato queridinho dos leitores de ebook, mas que precisa de um acabamento específico.

E se você pensa em distribuir seu livro em PDF, mas seus leitores preferem epub?

E esse tipo de detalhe que fará você se aproximar do leitor. Na maior parte das vezes, o leitor que curte livros digitais busca coisas como facilidade, agilidade, qualidade e tecnologia.

Então, não se trata de pagar menos pelo produto, mas da facilidade para acessá-lo em qualquer lugar, ler sem precisar carregar peso e usar a tecnologias dos e-readers.

PROMOÇÕES, DESCONTOS E CONTEÚDOS GRATUITOS

Não é segredo que uma parcela do público acredita que os ebooks não deveriam ter um custo alto porque não existem “gastos” para produção. Um pensamento que decorre apenas da ideia de que não é preciso imprimir o livro.

Pensando em baixar o preço surge a opção de se fazer promoções, descontos e oferecer conteúdos gratuitos como forma de atrair compradores.

As promoções devem ser sempre pontuais: apenas quando realmente fazem sentido como uma data especial, aniversário de publicação ou do autor e compra de mais de um produto, por exemplo.

Já os descontos são aqueles menores que surgem ocasionalmente. Eles são usados, por exemplo, para estimular as vendas diante de novos produtos. Se você está lançando o segundo volume de uma obra, vale a pena vender o primeiro mais barato. Afinal, o público acaba comprando o primeiro, se interessa e depois vai querer comprar os demais. Não à toa, é comum ver trilogias onde o primeiro é quase “dado de graça”, enquanto os outros tem um valor bem mais alto.

Por fim, você pode oferecer conteúdos gratuitos que facilitem as vendas e que vão te ajudar a precificar um ebook.

Veja que ao oferecer algo “de graça”, o público acaba considerando isso como um bônus, uma demonstração, para eles descobrirem se o investimento vale a pena.

Você pode oferecer uma ilustração do livro para ser usado como fundo de tela exclusivo, entregar uma degustação de um capítulo do próprio livro ou de um próximo, ou oferecer um conto dentro do universo da história que o leitor está adquirindo. Existem diversas opções.

Mas como oferece algo gratuito ajuda a definir o preço do meu ebook?

Acontece que isso ajuda a determinar o valor do produto. ao agregar mais valor ao seu produto, você consegue definir um preço mais elevado.

HORA DOS CÁLCULOS

Agora você precisa considerar os gastos que você teve com seu livro desde o seu próprio trabalho para escrever, como a contratação de um designer para fazer a capa e diagramação, revisor, leitor crítico e qualquer outro profissional que tenha trabalhado para chegar à publicação do seu ebook. Assim você terá uma planilha de gastos completa e poderá ver quanto precisa ganhar para superá-la.

Depois, você vai considerar o quanto o público pode estar interessado naquele produto. Principalmente se você tem uma página online de marketing e tem um bom volume de engajamento.

Com a análise feita, você sabe quanto investiu, qual o preço médio do seu gênero, e pode definir quantos ebooks precisa vender para ter um retorno maior que o investimento. Claro, lembrando a porcentagem do e-commerce.

PRECIFICAR UM EBOOK: EXEMPLO

Se você teve um investimento de R$ 4500, e o preço médio do seu gênero é R$ 15,00, você precisará vender cerca de 300 livros. Mas vendendo 300 livros a R$ 15,00 você terá apenas R$ 4500, mas a loja fica com 30% desse valor, ou seja, R$ 1350. Então, na verdade você precisa alcançar o valor de R$ 6450 para ter o retorno de R$ 4515. Superando um pouco seu investimento. Vendendo a R$ 15,00, isso são 430 cópias do seu ebook, e não 300.

Ok, mas esse cálculo é considerando apenas o ticket médio dos livros do seu gênero. Você ainda pode usar outras estratégias.

Você pode escolher um ticket abaixo do valor médio e vender mais barato para tentar vender em grande volume, ou usar um ticket alto e vender por um preço mais alto caso tenha um público menor, mas fiel.

Cada estratégia deve ser pensada considerando quem é o seu leitor e o que o seu produto tem a agregar.

O importante é que você faça as contas colocando tudo em perspectiva, tanto o valor agregado quanto o preço do produto em si e as estratégias que você terá para divulgação e penetração no mercado.

Eaí já está vendo como precificar um ebook? Ficou alguma dúvida sobre o tema? Envie seu comentário para podermos te ajudar ainda mais.

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Até o próximo post e boas vendas!

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2 Responses

  1. Olá, adorei seu texto. Me serviu muito, agora estou em um processo de revisão, diagramação e ai por diante… em fim, na calculadora da empresa que quero contratar, fiquei surpresa com os desconto. Veja só, vendendo o livro a 29,90. Eu receberia:
    hotpage do ebook = 16,82
    amazon e google = 8,04
    apple livro = 9,38
    kobo, saraiva e ect = 8,71

    Não é meio surreal estes descontos? E ainda a empresa desconta 10% do meu líquido.

    Alguma dica? Ou é a realidade e nada podemos fazer?

    1. Que bom que gostou do conteúdo, Ana! =D
      Apesar dos valores que ficam para ti parecerem baixos, é isso mesmo. Imagina que um autor publicado numa editora tradicional ganha apenas 10% do valor de capa do livro. Então o livro que compramos na livraria por R$ 30,00, o autor receberia apenas R$ 3,00.
      Por isso é sempre interessante ver o quanto você investe na sua publicação e ver se pode ter retorno com a venda do seu livro. Ou se vale mais a pena contratar profissionais por si mesma.
      Essa é sempre uma batalha mesmo.
      Qualquer coisa que precisar pode me enviar nos comentários ou por e-mail aqui na Tellers.
      Abs e boas vendas! ^<^

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