NANOWRIMO: O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS

Escrita

NANOWRIMO: O QUE É E QUAIS OS BENEFÍCIOS

nanowrimo

Sempre que o assunto é escrever um livro surgem diversas dúvidas de como se manter inspirado e produtivo para ir até o fim na criação do seu livro. Então, conheça o desafio de escrita do mês de novembro, o Nanowrimo. Um dos mais conhecidos concursos mundiais de escrita e que já impulsionou a produção de muitos livros em diversos países. Vamos lá!

Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo o vídeo.

O processo de escrita de um livro é algo bastante pessoal e que pode demorar meses ou até anos. Além disso, também existe a coisa toda da inspiração, que parece muito simples em alguns momentos, mas que dá aquela “travada” em outros.

Se você quer um empurrãozinho de incentivo para a produção, você precisa conhecer o Nanowrimo, que significa National Novel Writing Month, que podemos traduzir como o “mês nacional de escrever livros”.

Como o próprio nome diz, a ideia do projeto tem como foco incentivar os escritores a escrever algo no prazo de um mês.

Mas daí fica a dúvida do porque isso exatamente se tornou um projeto tão famoso, não é mesmo? Na prática, a ideia é movimentar o mercado e tirar muitos escritores da zona de conforto ou mesmo daquele bloqueio criativo.

Criado em 1999 por um grupo de amigos liderado por Chris Baty, primeiro diretor da Office of Letters and Lights (que hoje organiza o Nanowrimo), o projeto ganhou força ao longo dos anos, ficando mundialmente conhecido.

COMO FUNCIONA O NANOWRIMO

De acordo com a plataforma online do projeto, pode ser difícil escrever um romance sozinho, até para os escritores mais experientes. Para resolver esse problema, o site conta com um sistema de monitoramento de progresso.

Na prática, isso quer dizer que não se trata apenas de decidir escrever algo, você vai usar a plataforma para participar ativamente do projeto, escolher metas de escrita e usá-la para se conectar com outros escritores.

Seu livro pode ser escrito na língua que você quiser e ter qualquer gênero. Tudo isso você cadastra enquanto cria o seu projeto.

Outro destaque da plataforma se refere a conexão. Isso porque, o site incentiva a conexão de escritores, para que você conheça, converse e compartilhe dicas e ideias com outros que estão fazendo o mesmo que você.

Assim, você vai conseguir fazer parte de uma comunidade que tem o mesmo sonho e o mesmo amor pela escrita e leitura.

O mais interessante é que alguns dos participantes do projeto conseguem ter seus livros publicados, inclusive nomes já conhecidos no mercado, como T. Greenwood com a obra “Um Mundo Brilhante” e a obra de Sarah GrudeM, “Água para Elefantes”.

A ideia do projeto é que você escreva uma obra de, pelo menos, 50 mil palavras. Ou seja, um romance de tamanho bem razoável para a maioria das editoras. Colocando esse número em páginas, utilizando a fonte Arial, tamanho 12, isso daria cerca de 130 páginas.

DESTAQUES DO NANOWRIMO

Em primeiro lugar, você pode criar a sua obra sem fazer o cadastro na plataforma, já que a ideia do Nanowrimo é incentivar o escritor a fazer disto um desafio pessoal.

Neste caso, o projeto funciona como uma maneira de incentivar você a continuar escrevendo e evitar a procrastinação.

Em segundo lugar, você pode escolher se cadastrar e participar da rede que une escritores do mundo inteiro, fazendo parte dessa comunidade.

Mas calma, não importa qual seja a sua escolha, nenhum outro participante vai ler o seu trabalho. Por isso não existem julgamentos dentro da plataforma, apenas o incentivo mútuo, compartilhamento de dicas e muito mais.

COMO PARTICIPAR

Para fazer o seu cadastro, você vai acessar o site nanowrimo.org e clicar em “sing up”. Em seguida, basta seguir as instruções para criar a sua conta, como dar um e-mail que seja válido, criar um nome de usuário e também uma senha.

No final, você vai desmarcar onde está escrito “YES” para conseguir escolher o fuso horário do Brasil, que é o de Brasília. Então, assinale que você tem mais de 13 anos e que concorda com os termos de uso clicando em “sign up” ao final.

Você vai receber um e-mail na sua caixa de entrada, com um link para confirmar a criação do seu cadastro. Depois, é só finalizar com todas as informações necessárias, como algumas decisões sobre privacidade, quem pode buscar a sua conta, ver os seus projetos e assim por diante.

Se você tiver alguma dificuldade com o inglês, vale a pena traduzir a página ou até utilizar um tradutor.

PROJETO

Depois disso, toda a parte burocrática já foi finalizada, então você já pode criar seu projeto literário e começar a escrever. Para isso basta clicar em ‘Create Your Novel’ e preencher os campos nome do projeto, em qual estágio ele está, a privacidade (se outros usuários poderão ver o projeto ou não), qual o tipo de projeto ele é e se ele fará parte de algum evento oficial do Nanowrimo. Aí, você clica em ‘On to Your Goal’.

Na próxima tela você preenche as metas do projeto. Caso você tenha escolhido o evento oficial da Nanowrimo 2021, as metas estarão bloqueadas, pois o evento já define a meta automática de 50 mil palavras.

Na próxima etapa você define o gênero do projeto, inclui uma sinopse, escreve um trecho se quiser, e pode até vincular uma conta de Pinterest e Playlist.

Enfim, você já está pronto para começar a sua escrita e acompanhar o seu progresso e ainda consegue completar metas de escrita e ganhar medalhas por essas conquistas.

CONQUISTAS

Essas medalhas funcionam como um incentivo, para você acompanhar o seu processo de escrita e avançar no projeto, como um tipo de motivador para celebrar suas vitórias. Existem medalhas para a escrita, interação na rede, dias produtivos, por alcançar determinada quantidade de palavras e outras.

No Nanowrimo você também consegue registrar o seu humor junto com o seu avanço na escrita, local onde mais está escrevendo e até mesmo o horário em que começou naquele dia. Para os escritores super organizados, ainda é possível dividir a quantidade total de palavras pelos dias do mês. Se sua meta for de 50 mil palavras no mês, você precisará escrever 1667 palavras por dia para ter seu livro pronto durante o projeto.

Caso você não queira participar do Nanowrimo este ano e queira apenas conhecer mais da plataforma e de outros projetos, também pode ir mais devagar. Já que existem diversas edições de eventos secundários ao longo do ano.

CAMP NANOWRIMO

Esses eventos secundários são chamadas de Camp Nanowrimo e sempre acontecem em abril e julho de todos os anos.

Nesses eventos, a principal vantagem é que o escritor tem mais liberdade para escolher a meta de palavras e outros tipos de produção como contos, poemas, o que mais quiser escrever. E assim como no evento principal do ano, você também pode escrever de qualquer lugar e ir atualizando o número de palavras para acompanhar seu avanço.”

Tanto nos eventos secundários quanto no principal, você pode escrever no Word, celular, máquina de escrever ou onde quiser e depois colocar na plataforma para manter o registro do seu desenvolvimento.

Mas você pode estar querendo me perguntar por que eu deveria participar desse projeto se já tenho dificuldade de produzir todo dia.

REDE DE INCENTIVO

Acontece que o Nanowrimo funciona como uma rede de incentivo. Você define uma meta para terminar até final do mês de novembro e assim se mantém motivado para colocar tudo no papel.

Claro que nem sempre é fácil escrever um grande volume de palavras, mas quando se divide isso por cada dia do mês, fica muito mais simples. Além disso, você ainda tem a opção de escrever mais quando tem mais tempo.

Mas não é só isso. Muitos escritores reconhecidos já participaram do Nanowrimo e afirmam que existem mais vantagens inclusas nele, já que é possível descobrir mais sobre o seu perfil como escritor.

Patrick Rothfuss, que escreveu “O Nome do Vento” disse que o Nanowrimo o ajudou a escrever mais rápido. Já Iris, da página Literalmente Falando, disse que a plataforma a ajudou a escrever histórias maiores, algo que ela considerava bastante complicado.

Então, você pode começar a descobrir mais sobre o seu processo de escrita. Quais são as suas motivações, o que faz você procrastinar e descobrir como alcançar as metas que você definiu.

Eaí, ficou com alguma dúvida sobre o Nanowrimo ou de como participar? Me envie seu comentário aqui embaixo. E se estiver querendo crescer como escritor e melhorar sua produção, conheça o Curso de Escrita Literária da Tellers.

Uma boa escrita para ti e até o próximo post!

Tags :
autores nanowrimo,camp nano,camp nanowrimo,clube de escrita,como escrever,diário de escrita,dicas de escrita,dicas nanowrimo,escrever rápido,escrever um livro,escrita,escrita criativa,inspiração para escrever,livros,nano,nanowrimo,nanowrimo brasil,nanowrimo o que é,nanowrimo prep,nanowrimo tips,nanowrimo vlog,national novel writing month,novembro da escrita,novembro escrita,novembro nano,novembro nanowrimo,o que é o NANOWRIMO,preparação nanowrimo

Gostou do contéudo? Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Recentes