ERROS DE ESCRITORES INICIANTES

Escrita

ERROS DE ESCRITORES INICIANTES

erros de escritores

Seu sonho é escrever um livro. Você tem uma história martelando na sua cabeça, mas cada vez que tenta começar, algo já o faz parar. Isso já aconteceu contigo? Veja quais os principais erros de escritores iniciantes que podem bloquear sua evolução como escritor.

Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo o vídeo.

O início da carreira de um escritor pode ser bem desafiador. Você tem uma ou várias ideias de histórias na cabeça, sabe para onde levá-las, mas uma série de mitos te segura para deslanchar na produção da sua história e, consequentemente, na realização do seu sonho. Esses mitos acabam se tornando erros de escritores que você comete no início da sua carreira. E você precisa se livrar deles. Você sabe quais são eles?

AGUARDAR A INSPIRAÇÃO

Escrever não é fácil, é realmente um trabalho. E como todo trabalho, necessita de dedicação. Então, esperar pela inspiração para realizar seu sonho está fora de questão se você quer realmente atingir o objetivo de publicar sua história.

A inspiração pode ser o ponto de partida no surgimento de uma ideia, mas jamais poderá ser o gatilho que te fará preencher as páginas em brancas a sua frente.

Como todo trabalho, a escrita precisa de planejamento e rotina. Por falar nisso, esse é o segundo dos principais erros de escritores que se comete no início de carreira.

FALTA DE ROTINA OU PLANEJAMENTO

A palavra rotina dá calafrios para alguns. Pensam na rotina como algo maçante e tedioso, mas é ela que fará com que você maximize sua produção literária. Treinar corpo e mente para produzir em um determinado horário e local auxilia muito sua produtividade e sua escrita se beneficiará muito disso.

Além da rotina, um planejamento com metas te auxiliará a saber o caminho que você precisa passar para alcançar seu objetivo. Isso te deixará cada vez mais motivado, pois você verá seu trabalho tomando forma e suas metas sendo batidas até chegar à conclusão da sua história.

ESCREVER APENAS TEMAS DA MODA

É verdade que todos querem seu lugar ao sol, mas qual o custo disso? Você tem de escrever o que te faz feliz, não apenas o que está na moda. Tentar escrever algo que não te satisfaz com certeza não te dará o resultado esperado, mesmo em um tema que esteja fazendo sucesso naquele momento. Lembre-se que existem públicos para todos os gêneros possíveis e, mesmo que mercadologicamente não seja um momento bom para o que você escreve, logo isso pode mudar.

Minha dica então: Escreva o que livro que você gostaria de ler. E não o que o mercado diz para você escrever.

Além disso, a moda vem e vai. Assim como você pode aproveitar a alta demanda do momento, logo poderá ser esquecido com facilidade. Então, não caia nessa. Escreva por você.

DESESPERO PARA PUBLICAR O PRIMEIRO LIVRO

O escritor acaba de escrever e já quer diagramar e publicar o livro para vê-lo impresso ou sendo vendido na Amazon. Essa pressa pode gerar uma série de problemas para você; desde profissionais até financeiros.

Se seu livro não passar por uma boa revisão e edição, por exemplo, você poderá receber feedbacks ruins sobre sua obra e acabar tendo problemas profissionais.

Já se sair aceitando qualquer oferta por editoras ou editoras-gráficas, pode acabar investindo muito dinheiro e tendo um resultado bem ruim com seu lançamento e acabar tendo grande prejuízo financeiro.

Então, trabalhe com calma e pesquise bem a melhor forma de finalizar seu livro para lançá-lo da maneira correta e ordenada para que você tenha o máximo de prazer e ganho com a divulgação de sua história.

ESCREVER DEMAIS

Não que escrever demais seja um problema. O problema é escrever mais que o necessário em determinado ponto.

Muitos escritores pensam em detalhar todas as cenas da história para fazer com que o leitor tenha seu mundo todo como ele imagina para si. Mas o legal da literatura é que cada um pode criar a história de uma maneira em sua mente, e nenhuma delas estará errada. Muitas descrições, inclusive, podem cansar o leitor durante a narrativa e ele pode MESMO desistir da sua história ou pular partes. Isso realmente acontece.

Então, se foque em escrever o que leva a história adiante. Se o olho castanho dA personagem não interessa para a história, não descreva. Se a porta de um bar é em arco e não angular e isso não influencia na história, não descreva.

Menos é mais. Foque na ação e na tensão da trama.

POUCOS OU DEMASIADOS CONFLITOS

Toda personagem tem desejos que, normalmente, fazem com que a história siga adiante. Para gerar tensão, conflitos acontecem para que esses desejos não sejam realizados. Os conflitos podem ser internos da personagem ou externos e são eles que fazem o leitor se prender na história para seguir adiante para saber o que irá acontecer. A questão é que não se pode ter conflito a todo momento, pois a vida não é assim. Às vezes você ganha, às vezes você perde. É assim com todo mundo. Ou seja, se seu personagem só perder, não tem graça, se ele só ganhar, tem menos graça ainda. Então gere empatia. Equilibre as vitórias e derrotas e a quantidade de conflitos para a personagem alcançar seu objetivo. Isso ajudará para você ter uma história forte.

Já que falei de história forte, nunca pensa que sua história é livre de erros. Senão você pode acabar cometendo esse próximo erro:

CRÍTICAS COMO OFENSA PESSOAL

Saiba diferencia crítica construtiva de crítica ofensiva. A maioria das pessoas estará tentando te ajudar. Aproveite isso. Inclusive, se você publicar sua história em sites como Wattpad, use o feedback para melhorar sua história, e não para criar inimigos!

ACHAR QUE É MAU ESCRITOR POR TER POUCA VISUALIZAÇÃO

Sites como Wattpad, Sweek, Medium e Amazon são MUITO concorridos e ser visto dá trabalho. Ninguém te conhece ainda, não tem porque ninguém te ler. Sua base de leitores crescerá aos poucos, pois é assim que funciona, e não porque sua história é ruim. Acredite em você mesmo!

Afinal, a vida de escritor não é apenas escrever. Esse é outro erro comum.

FOCAR APENAS NA ESCRITA

Escritores iniciantes são mais que apena escritores, são empreendedores. Você precisa pavimentar sua própria estrada, não apenas caminhar em uma que outro construiu para você.

Você precisará se divulgar, criar uma plataforma de autor, interagir com público, participar de coletâneas, publicar contos, e diversas outras maneiras que façam com que seu nome permaneça público e na cabeça das pessoas para que, quando você publicar seu livro, você já tenha um público que te conheça e espere para ler o que você fez com tanto amor.

Vai demorar para ganhar dinheiro? Sim, vai! Escritores não ficam ricos da noite para o dia. Escritores best sellers aconteceram por diversas razões, mas uma das principais é ter um público prévio consolidado para adquirir seu livro.

CONCLUSÃO

Então, enquanto escreve, já pense nisso. Você é sua própria marca. Trabalhe ela para garantir um futuro melhor para o livro que está nascendo. Pode ter certeza que você terá chances muito maiores de dar certo.

Recapitulando os principais erros de escritores iniciantes: Não espere a inspiração para escrever; Mantenha uma rotina e um planejamento; Não escreva apenas o que está na moda, escreva o que te faz feliz e realizado; Não tenha pressa para publicar seu livro; Escreva com calma e pense nos conflitos e desejos das personagens; Nunca leve críticas como ofensa pessoal; Sua história não é ruim só porquê ela não teve visualizações; Trabalhe seu marketing pessoal e crie sua plataforma de autor; Não espere ficar rico da noite para o dia;

Com todos esses cuidados você iniciará uma carreira muito mais sólida que muitos escritores por aí. Por falar em carreira, você está querendo melhorar sua escrita e carreira como escritor? Conheça o Curso de Escrita Literária da Tellers.

Até o próximo post e se mantenha firme para evitar os erros de escritores iniciantes!

Tags :
10 erros,carreira de escritor,carreira literária,como escrever meu livro,como escrever um livro,como lançar meu livro,como publicar meu livro,como publicar um livro,como ser um escritor,curso de escrita,erro ao escrever,erro na escrita,erros comuns,erros de escritores,erros de iniciantes,erros em livros,escola de escrita,escrita criativa,escritor iniciante,escritores iniciantes,literatura,livro,livros,quero ser um escritor,talento literário,tellers

Gostou do contéudo? Compartilhe!

2 Responses

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Recentes