CRIAÇÃO DE CAPA DE LIVRO | DICAS E ELEMENTOS

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CRIAÇÃO DE CAPA DE LIVRO | DICAS E ELEMENTOS

Criação de capa de livro

A criação e a escolha da capa de livro fazem parte do processo de publicação. Alguns escritores podem ter uma ideia do que quer desde o início, ou mesmo começar a pensar sobre isso apenas quando o livro já estiver finalizado.

Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo o vídeo.

Seja qual for o seu caso, o importante é que você saiba como transformar essa ideia que está na sua mente em algo concreto, trazendo isso para o mundo real.

A capa tem vários elementos e possibilidades, o que pode gerar algumas incertezas, ansiedade ou mesmo aquela dúvida do que seria melhor para representar todo aquele trabalho de criar um universo inteiro para o leitor.

Ao mesmo tempo, você vai precisar lidar com algumas outras questões, que talvez não tenha pensado até então. Como escolher entre uma foto ou ilustração, avaliar vários tipos de fontes, as cores e como tudo isso se relaciona com o seu livro.

A capa tem um poder importante sobre os leitores. Sabemos até que muitos escolhem o que vão ler pela capa, para só depois ler a sinopse e conhecer o autor. Assim fica aquela dúvida de como você pode causar uma boa impressão, impactar ou até transmitir uma ideia ou emoção.

Dessa forma, vamos começar aos poucos para você entender cada uma das partes que compõem essa criação.

FOTOS OU ILUSTRAÇÕES

Uma dúvida comum entre os escritores iniciantes é qual a melhor opção para as capas: as fotos ou ilustrações. Lembrando que é essencial ter algo que seja único, sem cópias de terceiros.

As fotos são muito usadas por serem mais fáceis e até mesmo por ser algo “pronto”. Isso quer dizer que você vai até um local específico que quer para sua capa, ou, caso precise ter uma pessoa em destaque, pode conseguir um modelo e trabalhar elementos como a roupa, maquiagem e pose. Depois você trata a imagem como quer na edição e a identidade da capa já está pré-pronta.

Já a ilustração é uma imagem que tem um objetivo mais implícito de explicar alguma coisa, transmitir uma ideia ou mesmo acrescentar alguma informação. Geralmente são desenhos, colagens ou pinturas, mas também pode ser composta por uma foto.

Por exemplo, imagine que você está olhando uma biblioteca e vê uma capa de livro repleta de desenhos, mas nota que existe uma letra “F”, sozinha, em um dos cantos da capa. Inicialmente, aquela letra pode não chamar a sua atenção ou mesmo não causar tanto impacto. Porém, no final do livro, você descobre que o assassino da história se chama Fernando ou mesmo que a prova que levou o detetive a solucionar o caso foi uma fronha de travesseiro com aquela mesma letra desenhada.

Ou seja, aquele pequeno detalhe da capa fez todo o sentido para a história.

FONTES

Depois da foto e ilustração, outro item importante são as Fontes.

As fontes ajudam a compor todo o cenário dessa capa e podem trazer informações para o leitor e transmitir uma ideia ou sensação. Livros de época, por exemplo, costumam ter uma fonte mais elegante, cheias de voltas e com traços mais finos.

Com isso em mente, a dica é nunca escolher mais de três fontes para a capa e, preferencialmente, escolher pesos diferentes de uma mesma família de fontes. Seria como usar a família da fonte Arial e revezar entre Arial Regular e Arial Black, por exemplo. 

Como a capa é a primeira informação dada ao leitor, o ideal é que a fonte seja de fácil leitura e com maior destaque para o título, seguido pelo seu nome e alguma outra informação que seja necessária ao seu ver. Essa sequência cria uma ordem de prioridade para aquele quem ler sua capa.

Em ebooks é possível que o leitor altere a fonte do texto do livro, o que torna a vida de alguns mais simples e até facilita o acesso a diferentes obras. Mas a capa continua sendo sempre a mesma, ou seja, pense na acessibilidade e legibilidade quando escolher sua fonte.

Mas você também pode usar uma estratégia comum entre os escritores: escolher a fonte a partir do gênero da sua obra.

Funciona assim, os livros voltados para o público infanto-juvenil geralmente têm a capa com uma fonte mais simples, como se tivesse sido escrito “a mão” mesmo. Já os livros de terror, adicionam elementos nas fontes, como uma parte de uma letra que parece escorrer uma gota de sangue, um aspecto de trepidação, pontas afiadas e mais grossas.

Além disso, dá para brincar com a fonte, adicionando elementos que tem referência com a história, como o raio no título de Harry Potter e a fonte em riscas de giz de ‘O Homem de Giz’.

TAMANHO DA PÁGINA

Já quando o assunto é o tamanho da página, você deve ficar atento ao tipo de impressão e a extensão total do seu livro, que influencia na experiência do leitor, na qualidade das imagens e ilustrações, da escrita e facilidade de leitura.

Para o melhor aproveitamento do papel, é comum a medida de 14×21 e para livros muito extensos, o ideal é um tamanho maior, de 16×23. Se quiser um tamanho tipo revista, as medidas são de 21×28, ainda que sejam menos comuns.

Inclusive, se você quiser saber mais sobre diagramação de livros e tamanhos, você pode conferir esse post do blog sobre o tema.

Voltando às capas, podemos falar sobre os ebooks. Para eles valem mais as dimensões e não os tamanhos dos dispositivos.

As capas digitais devem ter em torno de 2500 pixels de altura por 1600 de largura, garantindo o melhor aproveitamento do dispositivo. Isso quer dizer que essa medida evita que o leitor, ao abrir o seu livro, veja uma capa minúscula, centrada na página e de difícil leitura, o que comprometeria toda a escolha das imagens, ilustrações, fontes, cores e, claro, toda a experiência dela com seu livro.

Caso você fique na dúvida, uma dica da Amazon é sempre manter a proporção da capa de 1,6:1 (altura/largura).

As capas físicas e digitais devem passar por uma análise de resolução da imagem, para que não fique granulado ou embaçado, com riscos fora do desenho ou coisas parecidas, já que isso compromete muito a qualidade e a percepção do público, podendo causar uma sensação de desleixo.

CORES DA CAPA DE LIVRO

Com isso visto, chegamos às cores das capas, um tema muito interessante e que pode fazer você descobrir ainda mais coisas sobre seu livro e gênero.

Inicialmente, as cores devem seguir a regra básica que permite ao leitor entender os elementos, ou seja, ter o cuidado de evitar que uma cor comprometa informações da capa, como a imagem, ilustração, fonte ou qualquer outra coisa.

Neste sentido, a principal diferença inclui os tons escuros e mais claros. Geralmente livros de terror, mistério e policial ficam com as cores mais escuras, como o preto, os de romance com cores mais claras, como o branco e rosa, e os ficção com aqueles tons frios, como o azul.

Mais importante que isso é você entender que as cores transmitem diferentes sensações para o leitor e podem aumentar o desejo pela leitura.

O vermelho é uma cor associada a sentimentos mais extremos, como a paixão, amor, ódio, raiva, ira e perigo. Já o amarelo é uma cor que traz a sensação de luz, dia, divertimento, riqueza e até de luxo.

Já o verde é uma cor associada a esperança, futuro, possibilidades e pode ser extravagante. Por outro lado, o azul claro fica com a ideia de serenidade, calmaria, inspiração e segurança, e o azul escuro ligado a força, impacto e até ao desconhecido.

Você pode escolher a cor a partir dessa percepção, mas também considerando como as cores se relacionam com a sua história, combinando diferentes tons e transmitindo uma ideia mais ampla para o leitor.

Uma dica é sempre garantir que os elementos fiquem visíveis, ou seja, avalie se a cor das imagens ou mesmo do fundo não compromete a leitura do título e informações, e vice-versa.

HARMONIZAÇÃO

Após conhecer os quatro elementos anteriores: imagens e ilustrações, fontes, tamanho e cores, é hora de falarmos sobre a harmonização, algo que já fui comentando aos poucos ao longo do vídeo.

Basicamente, a harmonização se refere a ligação de todos esses elementos e até de outras informações da capa do seu livro e a maneira como se relacionam.

Muitas vezes, os escritores que estão criando a sua primeira capa acabam adicionando vários elementos diferentes, causando uma sobrecarga de informação. Como quando você pega um livro e vê tantas coisas diferentes na capa que não consegue saber o que olhar primeiro ou o que tem mais importância.

Dessa forma, a ideia é que você defina qual é o ponto central dessa capa e adicione os demais elementos a partir deste, sem que os outros atraiam mais a atenção.

Por exemplo, as cores mais fortes tendem a chamar mais a atenção. Então, se você colocar uma bola vermelha e vários quadrados brancos, é provável que toda a atenção do leitor vá para a bola vermelha.

É muito importante equilibrar todos esses elementos para que o seu título tenha uma prioridade na capa, para que o leitor olhe e veja o ponto central e o nome da sua obra.

Quando a capa tiver muitas informações, pode ser necessário retirar algumas, escolher outros tons de cores, reduzir o tamanho desses elementos e assim por diante.

ONDE CRIAR SUA CAPA DE LIVRO

E como a criação dessas capas, com todos esses elementos acontece, Tellers? Com programas de criação de capa de livro, feitas por você mesmo, ou através de um capista profissional.

Se você quiser fazer todo o processo criativo, pode escolher diferentes tipos de programas, como o Photoshop, Adobe Illustrator, Canva e muitos outros. A escolha vai depender da sua necessidade e habilidade.

Outra opção, caso você não domine esses programas ou até tenha alguma dificuldade para escolher os melhores elementos, é contratar um capista profissional.

O capista pode auxiliar em todo o processo de escolha e criação, no marketing e na melhora da qualidade da capa que você já fez ou pensou em fazer. Inclusive é comum que escritores criem uma capa simples ou uma lista de elementos principais, para que o capista siga essas indicações.

É importante escolher o profissional com cuidado, conferindo se ele realmente se dedica na área, se tem uma preocupação com o todo e assim por diante. Então, avalie diferentes pessoas, converse, veja a opinião de outros clientes e analise seus trabalhos anteriores.

Se ao final você não gostou da capa, seja a que você ou o capista fez, é essencial fazer as mudanças necessárias para a melhora do resultado final que irá para o seu leitor.

Eaí, já está imaginando as capas para suas histórias? Se você ficou com alguma dúvida sobre criação de capas ou quiser que eu aborde outro tema sobre a criação de livros, me envie um comentário aqui embaixo. Uma ótima diagramação de capas para ti e até o próximo post. Até mais!

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