COMO DIVULGAR E VENDER SEU LIVRO | DICAS E ESTRATÉGIAS

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COMO DIVULGAR E VENDER SEU LIVRO | DICAS E ESTRATÉGIAS

vender meu livro

Divulgar e vender um livro recém-lançado não é simples. Pode até ser a tarefa mais difícil de todo o processo. Mas então como fazer com que seu leitor saiba que você a recém publicou e está vendendo seus livros? Veja algumas dicas e estratégias para isso.

Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo do vídeo.

Você está publicando seu livro, ou já tem ele publicado, ou já está até antecipando a sua futura publicação? Uma das coisas que mais nos preocupamos para o momento de publicação é se os leitores irão adquirir a nossa história, certo?

A ideia é ver nossa história sendo lida, comentada, e atrair cada vez mais leitores para que, pelo menos, o investimento que fizemos no livro, seja recuperado. Tanto o investimento de tempo quanto financeiro. Afinal, quem busca crescer na carreira literária, quer que a escrita seja uma fonte de renda sustentável.

Mas sabemos que atrair leitores não é fácil. Te garanto que escrever e publicar não são as etapas mais complicadas do processo. Ver, realmente, sua história sendo lida: essa sim é a tarefa mais difícil da carreira literária.

PRINCIPAIS OBSTÁCULOS PARA VENDER SEU LIVRO

Os principais obstáculos na busca por leitores são não saber se divulgar, ter vergonha de fazer marketing ou de mostrar seu livro à venda; alguns até acham feio vender seu livro, pois acham que arte não está à venda (as isso é tema de para uma outra conversa).

Além desses primeiros obstáculos, há quem não saiba criar um plano de divulgação e marketing. Aí acaba atirando para todos os lados oferecendo seu livro para todas as pessoas sem saber ao certo como chegar no interessado correto. Inclusive, o maior problema é exatamente não saber como encontrar o seu leitor ideal.

E sabe o que acontece quando você não conhece o seu público?

Você perde tempo, dinheiro, acumula estresse, não recupera o investimento feito com o livro; ou seja, começa a ver o investimento como gasto; e aí começa a se questionar sobre a qualidade da sua obra e até de você mesmo como escritor.

Ok, mas eu não vim aqui para te desmotivar ou te assustar. Formar público é sim difícil e ter sua história lida pode ser complicado, mas está longe de ser impossível.

O que você precisa é de estratégia.

Mas vamos lá para o plano de divulgação da sua obra.

A primeira coisa que você deve fazer é Identificar seu Leitor, ou como falamos no marketing, Definir a Persona.

DEFINIR A PERSONA

Sem esse passo, nada que você planejar dará o resultado que poderia dar se você conhecesse quem tem interesse no que você está publicando.

‘Identificar seu leitor’ não é já ter um público que te conhece, segue e lê. Essa etapa é realmente descobrir o perfil da pessoa que você quer que seja seu leitor.

Se você já tem leitores, analise gênero, idade, local onde mora, o que mais essas pessoas leem ou tem interesse e crie um pequeno perfil do seu leitor ideal. Você estará basicamente criando uma personagem. Ela terá nome, idade, características e tudo o mais. A diferença é que você está criando com base nos dados que você tem, e não da sua cabeça. E essa personagem será a persona da sua marca como escritor.

Se você não tem leitores, acesse grupos de leitura na internet do gênero ou subgênero que você escreve. Dentro desse grupo, você poderá identificar as informações que falei antes e conhecer os interesses e maneiras de ser do seu público.

Com isso mapeado e a sua persona criada, aí você pode começar a criar sua estratégia.

DEFINIÇÃO DE CANAIS

Aqui, você irá decidir quais os melhores lugares que você pode estar e investir tempo para chegar até seu público.

Para definir esses canais, você irá ver os hábitos da sua Persona e ver onde ela costuma se entreter e buscar informação.

Assim você define quais as redes sociais você estará, se vale a pena ir para mídia tradicional como jornal, rádio e TV, se buscar influenciadores faz sentido, se é possível comparecer em eventos que seu público também esteja e até se tem como investir em anúncios pagos.

É certo que em redes sociais você irá investir. Provavelmente você já tem várias. Resta saber se está investindo tempo na que seu leitor mais usa. Se seu público usa TikTok e você só usa Instagram, recomendo uma mudança de estratégia. Se você publica no Youtube, mas seu leitor está no Twitter, troque o vídeo pelo texto. E assim por diante.

Participe da comunidade do seu leitor. Isso que irá gerar uma conexão para você o conquistar.

Além das redes sociais, você pode usar a Mídia Tradicional. Você já pensou em ter sua publicação divulgada em jornais, rádios e até canais de TV?

Primeiro, obviamente, você analisa se seu público se interessa e consome essas mídias. Caso consuma, você pode contratar uma assessoria de imprensa e fortalecer sua marca além do digital. Em muitos casos vale bastante a pena para ter seu nome exposto na grande mídia. Então, fique atento a ela.

Minha dica é que sempre busque uma assessoria de imprensa voltada a clientes culturais, pois elas têm maior contato com jornalistas da área e pode facilitar sua entrada na mídia.

Eu fui assessor de imprensa por alguns anos, e mesmo com conhecimento do trabalho, não faria a minha própria assessoria, pois já não tenho contatos nas redações e, certamente, não me dariam muitas oportunidades ao enviar uma divulgação sobre meu trabalho.

INFLUENCERS

Por falar em oportunidades, temos também os Influencers, ou influenciadores digitais. Algumas assessorias de imprensa especializadas hoje em dia auxiliam no contato com influencers de nicho, como os de literatura. Mas você pode entrar em contato com eles através das redes sociais que atuam.

Minha dica é só ficar de olho no custo-benefício da divulgação, e se realmente é confiável o trabalho dessa pessoa. Aposte primeiro em influenciadores que divulguem cultura gratuitamente, como um jornalista faz em um jornal, por exemplo.

Caso queira pagar algum, conheça antigos clientes desse influenciador. Veja bem seu trabalho e como ele faz as divulgações das marcas parceiras, que nesse caso seria você.

EVENTOS LITERÁRIOS

Por falar em investir, participe de Eventos Literários. Vá a feiras do livro, exposições, bienais, e todo tipo de evento literário que puder. Você não precisa vender seu livro lá, mas pode ir fazendo networking e conhecendo cada vez mais seu público e criando comunidade. Isso irá te ajudar uto.

Mas claro, se tiver oportunidade de participar de um evento como expositor ou palestrante, participe. Com a volta dos eventos presenciais, provavelmente você terá oportunidades perto de onde mora. Se souber de um evento, entre em contato com a organização e veja como participar como artista, não só como público. Já vi eventos que cobravam de empresas para terem estande, mas tinham espaço para artistas e escritores exibirem seu trabalho por preços muito mais acessíveis.

E já que o papo é investir, podemos falar dos anúncios pagos. Seja na internet ou na mídia tradicional, não pense neles agora.

Anúncios são bons para quem já tem um público, mesmo que pequeno, e tem dinheiro para investir sem se preocupar de não ter retorno.

Foque em alcançar seu público, sua Persona, de forma orgânica e assim criar uma comunidade de leitores para adquirir seu livro. Com certeza você terá uma divulgação de livro mais sustentável.

Inclusive, minha sugestão é que você busque seus leitores antes mesmo do livro pronto. Se você já se reconhece como escritor de um gênero que tenha um público definido, pense em como alcançar ele agora e formar essa comunidade. Tudo isso ajudará muito quando seu livro for publicado.

Essa estratégia de marketing você pode ler nesse post do blog sobre Plataforma de Autor.

Com tanto papo sobre marketing, estratégias e público, você já pensou o que vai fazer agora sobre isso? Me conta aqui nos comentários.

E se quiser conversar mais sobre isso comigo, lá no Curso de Escrita Literária da Tellers temos um módulo exclusivo sobre marketing digital e aulas ao vivo para você tirar suas dúvidas.

Um ótimo planejamento de divulgação pra ti e uma boa sorte na criação da comunidade! Até o próximo post.

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