Publicar sua história como audiobook tem uma diversidade de possibilidades. Você pode publicar como Podcast, na rádio tradicional, no próprio YouTube e plataformas específicas de audiolivros. Muitas vezes os autores buscam tanto seu sonho do livro impresso que esquecem das outras possibilidades. Mas assim como às vezes não se consegue publicação numa grande editora, temos que ter um plano B, C, o que nos leva ao audiobook que vem crescendo ano após ano no mercado editorial.
Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo o vídeo.
AUDIOBOOK EM DADOS
Segundo uma pesquisa, houve um boom no crescimento de audiobook entre os anos de 2007 e 2014. A quantidade de audiolivros aumentou de 3 mil para 40 mil entre esses anos.
Em questões financeiras, o mercado global contabilizou 2,7 bilhões de dólares em vendas em 2019 e tem a previsão de atingir até 2027 cerca de 13, 45 bilhões de dólares. Um aumento de mais de 20% por ano.
Com esses dados é compreensível que o mercado aposte cada vez mais nesse tipo de publicação, então são investidos grandes quantias até mesmo no YouTube onde se pode encontrar os mais diversos audiobooks, desde Duna até As Crônicas de Nárnia.
Alguns desses audiolivros são apresentados como playlists (que são partes do conteúdo, mostrando capítulo por capítulo, para ser mais breve e fácil de saber onde o ouvinte parou, funcionando como um marcador dentro do audiobook) ou mesmo o livro inteiro em uma faixa só, podendo variar de uma a doze horas de áudio.
Além do Youtube, plataformas de podcasts e a busca das pessoas nestas transmissões têm auxiliado muito na penetração de audiobooks no mercado.
Um audiobook é uma opção viável assim como qualquer outra forma de publicação de histórias. Cada uma tem seus prós e contras. Caso a ideia seja realizar o audiobook por conta própria, é necessário pensar que será necessário um conhecimento prévio de edição, tratamento de áudio e, claro, boa voz para a narração.
DICAS DE PRODUÇÃO DE AUDIOBOOK
Quando colocamos na balança para decidir se só publicaremos o ebook ou o audiobook, sabemos que o ebook é mais simples de se fazer, porém, quando já está pronto, podemos publicar os dois juntos. Por que ganhar em uma só plataforma, se você pode maximizar o acesso a sua história, não é?
Antes de qualquer coisa, não esqueça de criar um cronograma das atividades requisitadas para haver êxito no projeto. Pense em todos os processos, materiais que serão necessários, tempo para criação e execução de todas as etapas.
Para melhorar a organização, busque audiobooks em diferentes plataformas para encontrar seu modelo favorito e ter referências de como você gostaria que sua história fosse contada. Assim você consegue perceber entonações de voz e o modo que devemos narrar nosso áudio. Quando temos uma base, o resto se torna mais palpável. Inclusive, caso você queira um tom de voz mais específico, vale a pena contratar um profissional da área.
Por falar em contratar, o que mais precisamos para fazer nosso próprio audiobook? Aqui uma lista:
Microfone
Há diversos tipos de microfone no mercado e tudo depende onde você irá gravar e como. Estude com calma para adquirir a melhor opção para você. Por exemplo, se você irá gravar com o celular, o microfone deve ser específico para celular, pois a entrada de áudio é diferente do que entradas para computador ou gravador, por exemplo.
Voz
Nós temos uma voz como escritor, e nosso narrador também tem a sua própria. No audiobook você pode tornar essa voz palpável, então estude se você mesmo pode criar essa voz ou se precisa de alguém para isso. Se sua história é em primeira pessoa e é uma narradora mulher, e você é homem, talvez seja bom conseguir uma voz feminina para sua história, não é? Isso auxiliará na imersão do leitor (ou, nesse caso, do ouvinte). Se você optar por narrar seu audiobook, a sua dicção deve estar em dia. Preserve sua voz, beba muita água, porém evite beber água gelada. Pode parecer simples gravar, porém requer muita da sua voz, por isso cuide-se muito bem antes, durante e depois de gravar.
Efeitos
Os audiobooks podem ser muito ricos, então Você pode usar efeitos de áudio e trilhas sonoras durante a história. Para isso você pode usar bibliotecas de áudio gratuitas como a própria do Youtube, ou pagar por músicas e efeitos em sites específicos como o Epidemic Sound e o Storyblocks.
Edição
Programas de edição não são tão simples, mas com um pouco de estudo você consegue editar e tratar elementos simples para sua história. Aí tudo depende do tempo que você terá para esse estudo e realização do trabalho em si. Entre os programas que você pode usar estão o Audio Trimmer, o Adobe Audition e o Anchor (que também é uma plataforma gratuita de criação de podcast, disponível para Android, iOS e Web).
Nessa parte de gravação e edição, você deverá pensar no local que você está fazendo a gravação assim como na escolha do microfone e do tratamento de áudio. Isso auxilia muito na qualidade do áudio final e pode mudar todo o seu audiobook.
Depois de gravar, você deve escolher como irá publicar. Será uma playlist por capítulos ou um áudio completo? Pode também ser os dois. O importante é não deixar sua história cansativa para não tirar a imersão do leitor. Imagine que o Senhor dos Anéis tem quase 12 horas, e isso só a primeira parte de A sociedade do Anel. Então, a experiência do leitor/ouvinte é ainda mais importante.
PUBLICAÇÃO DO AUDIOBOOK
Alguns autores independentes usam seus próprios blogs e sites para divulgação, já outros usam plataformas específicas como Ubook (que funciona exatamente para publicação de audiobooks). Essa plataforma, inclusive, oferece narradores, atores e sonoplastas profissionais para trabalhar em seu projeto. Além dela você poderá estar no Spotify e no YouTube Music. Por fim há também os Podcasts, meio independente de rádio que viabiliza a divulgação do projeto, como o Anchor que falei na parte da edição.
Além do Ubook, outras plataformas para publicação específica de audiolivros são Amazon Audible, Skeelo, Auti e o Storytel. Todas funcionam como o KDP ou Clube de Autores para ebooks. Você colocar sua história, recebe um porcentual das vendas enquanto a plataforma fica com o restante. Aí vale você analisar cada uma e conhecer qual o público de cada plataforma, se ele se encaixa com o que você busca, e também se o gênero que você escreve é comum lá. Se você escreve ficção e a plataforma tiver leitura predominante de livros de não ficção, melhor você procurar uma outra possibilidade.
Fique atento também com contratos de exclusividade com alguma plataforma, para você não acabar sendo retirado da plataforma por ter publicado sua obra em mais de uma.
Depois de tudo feito, é só aproveitar as novas possibilidades multimídia da sua obra e assim maximize a divulgação em redes sociais como já fazemos quando publicamos ebooks ou livros impressos de forma independente.
Eaí, ficou alguma dúvida sobre publicação de audiobooks? Deixe seu comentário para conseguirmos te ajudar. Se você já publicou uma história em áudio, deixe o link aqui nos comentários para conhecermos sua história.
Uma ótima gravação e até o próximo post!
Caso você esteja buscando se desenvolver como escritor, conheça o Curso de Escrita Literária da Tellers.
…