Você já se autopublicou e se decepcionou com o volume de leituras, compras ou downloads da sua história? O problema não é que ninguém quer te ler, mas as pessoas simplesmente não sabem que você existe, pois você não tem uma Plataforma de Autor. Quer saber mais como fazer seu marketing de escritor? Vamos ver como melhorar seu marketing.
Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo o vídeo.
Construir um público leitor vai além de ter sua obra pronta para vender. Uma estratégia para criar uma base engajada de seguidores deve ser criada desde que você decide ser escritor e essa estratégia para buscar leitores é o que chamamos de Plataforma de Autor.
PLATAFORMA DE AUTOR
A Plataforma de autor é um conjunto de pontos de contato entre você e o seu potencial leitor. Esses pontos podem ser seu site, sua fanpage do Facebook, seu Instagram, uma newsletter…e não precisam ser apenas online. Você pode usar mídias offline como cartão de visitas, marcador de página, folders, e qualquer outra mídia.
Tudo que facilitar sua comunicação com o leitor já faz parte da sua Plataforma de Autor.
Os canais que você irá usar dependem da sua estratégia, persona e sua disponibilidade na produção e manutenção do canal.
Você deve estar ciente que não precisa estar em todos os lugares e usar todos os canais, e nem imitar outros autores, mesmo aqueles do mesmo nicho que você. Talvez eles tenham mais recursos, equipe, tempo ou dinheiro, ou até mesmo uma persona diferente da que você busca.
Sempre pense em você e na sua estratégia.
COMO INICIAR UMA PLATAFORMA DE AUTOR
Identidade Visual
O primeiro passo é definir uma identidade visual. A partir de agora você deverá pensar como uma marca. Você não precisa criar nenhum CNPJ, ok? O que precisa é criar um visual para que quando a pessoa veja um determinado conteúdo, saiba que ele está vindo de você.
Provavelmente você segue marcas eu quando publicam algo você já sabe que é dela sem nem olhar a foto de perfil, certo? Às vezes é o layout do conteúdo, a fonte, as cores…tudo isso fará parte da sua identidade visual.
Para criação da identidade, você deve pensar em você e no seu público. Não é necessário cair em clichês de gênero, mas também não adianta sair muito fora do que seu público tem interesse e está acostumado, pois senão eles podem não criar uma relação com você e sua marca.
Para ter uma comunicação mais limpa e uma identidade bem pensada para você, contrate um designer. Ter um profissional capacitado te dará um resultado totalmente diferente do que se você fizesse por conta. Busque em plataformas de freelancer como Freelancer.com e Workana, pois você encontrará alguém com preço razoável que poderá te ajudar nessa fase.
Com a Persona e identidade criada, a internet será, provavelmente, seu maior canal de comunicação com o leitor. Você pode usar redes sociais, Youtube, Blog, site pessoal. Tudo isso serve como ferramenta para melhor a conexão e engajamento das pessoas com você.
Site Pessoal
Quando pensamos em nos comunicar, já pensamos direto em ir para redes sociais, certo? Mas minha sugestão é você pensar primeiro na criação do seu site.
As redes sociais são plataformas de terceiros, ou seja, você não tem controle sobre nada. Se surge uma nova mais interessante, seu público migra e você terá que repensar sua estratégia. Se ela cai, você não pode fazer nada também. Além disso, você fica à mercê das diretrizes da rede.
Com seu próprio site você escolhe o design, o conteúdo, e tem acesso a uma série de métricas, que as redes sociais não disponibilizam em totalidade. Então registre um site como SEUNOME.COM ou SEUNOME.COM.BR. Ter seu domínio com seu nome facilitará bastante o seu marketing.
Redes Sociais
Com o site feito você pode ir para suas redes sociais. Você estabeleceu sua Persona, então sabe em quais lugares ela está na internet. Esses são os lugares que você também deve estar. Quanto mais canais você tiver, melhor. Mas lembre-se que esse é um trabalho de estratégia para você se conectar com o público e, para isso, você precisa estar onde ele está. Se ele usa mais o Twitter e Youtube, talvez seja onde você pode focar, mas trabalhar outras redes sociais em paralelo.
Independentemente da rede social que você está, uma coisa é certa: você irá produzir conteúdo.
Essa é a maneira que você irá atrair seus leitores potenciais e mostrar sua autoridade no assunto que você trata. Quanto mais conteúdo relevante você levar para seu público, mais engajado ele estará com você e mais reconhecimento você terá.
Blog
Ter um blog no seu site é uma das maneiras mais eficazes de se captar público. Se você gerar bom conteúdo e usar bem as táticas de SEO, certamente seu leitor potencial chegará em você. Crie seu blog e use a busca orgânica a seu favor.
Inclusive, além do blog, você pode criar tráfego orgânico através de vídeos no Youtube, pois ele também garante grande indexação no Google.
Se você optar pelo blog, para maximizar seu alcance conecte-o ao Google Analytics. Assim você terá em mãos todas as métricas sobre seu público e isso te ajudará a criar, cada vez mais conteúdo pelo qual ele se interessa.
Mas claro, não podemos só aguardar o público chegar ao nosso site. Então, uma das principais estratégias para alcançar o público que você já tem é criar uma lista de e-mails.
Lista de e-mails
Se você está produzindo conteúdo, crie uma newsletter para quem acessar o site poder se cadastrar. Conforme sua lista de e-mails cresce, você irá tendo uma base de seguidores fiéis ao que você produz. Aí, quando você publicar suas histórias poderá oferecê-lo para essa base através do e-mail, além de oferecê-lo através do site, redes sociais ou até fazendo anúncios pagos.
Com toda essa estratégia feita você poderá captar e fidelizar seu público e criar sua base de leitores aos poucos. Assim que sua Plataforma de Autor irá ajudar sua carreira desde antes de você publicar seu livro.
Eaí, gostou dessa estratégia? Quer saber mais sobre marketing para escritores ou sobre outro assunto sobre a escrita? Me deixa aqui nos comentários para eu poder te ajudar cada vez mais. E se estiver querendo crescer como escritor e melhorar sua produção, conheça o Curso de Escrita Literária da Tellers.
Uma boa escrita para ti e até o próximo post!
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