Unidos da Tijuca faz homenagem à icônica escritora Carolina Maria de Jesus

Publicação

Unidos da Tijuca faz homenagem à icônica escritora Carolina Maria de Jesus

Carolina Maria de Jesus

A escola de samba Unidos da Tijuca presta uma vibrante homenagem à escritora, cantora, compositora e poetisa Carolina Maria de Jesus durante seu desfile na Marquês de Sapucaí, na madrugada desta terça-feira, 17 de fevereiro. Conhecida como uma das pioneiras da literatura negra no Brasil, Carolina Maria de Jesus teve seu reconhecimento impulsionado pelo livro seminal ‘Quarto de Despejo: Diários de uma Favelada’, publicado em 1960, fruto de sua vivência na favela do Canindé, em São Paulo. A agremiação encerra as celebrações do segundo dia de desfiles com um enredo dedicado à vida, obra e ao duradouro legado dessa figura proeminente da cultura brasileira.

A obra de Carolina Maria de Jesus transcende o tempo, continuando a inspirar leitores e artistas contemporâneos por sua representatividade e pela valorização da cultura afro-brasileira. Além de ‘Quarto de Despejo’, seu trabalho literário inclui títulos como ‘Casa de Alvenaria: Diário de uma Ex-Favelada’, ‘Pedaços de Fome’ e ‘Provérbios’. A autora faleceu em 1977, aos 62 anos, deixando uma marca indelével na literatura nacional.

O enredo da Unidos da Tijuca promete emocionar o público e enaltecer a memória da escritora, destacando sua escrita potente e crítica que narrou com realismo a vida nas comunidades e a luta das mulheres negras no país. A contribuição de Carolina para a arte e a literatura brasileira é inegável, e a homenagem da escola de samba serve como um poderoso meio para manter sua história e relevância vivas na memória coletiva.

A expectativa é de um desfile que não apenas celebre a cultura e a diversidade do Brasil, mas que também difunda a mensagem de resistência e representatividade intrínseca ao legado de Carolina Maria de Jesus, reunindo foliões e admiradores do Carnaval em uma noite de grande significado.

Tags :
Carnaval,Carolina Maria de Jesus,Cultura Negra,Desfile de Escola de Samba,Homenagem,literatura brasileira,Sapucaí,Unidos da Tijuca

Gostou do contéudo? Compartilhe!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Posts Recentes