Quando estamos prestes a acabar um livro, diversas dúvidas e receios começam a surgir nas nossas mentes. É quase impossível isso não acontecer, mesmo com escritores experientes.
Será que meu livro está bom? Será que eu vou agradar? Será… será.. será?
Basicamente isso passa ou está passando na sua cabeça se você está finalizando o seu, não é mesmo?
A notícia boa é que temos muitas formas de contornar esse obstáculo mental e seguir em frente para alcançar o que nós, escritores, mais desejamos… a publicação e o sucesso das nossas obras.
Então, vamos ver sete dicas que vão te ajudar nesse processo de finalização do livro.
A primeira dica é para você que está com dificuldade em terminar sua história.
Será que ela está realmente pronta?
Bom, a probabilidade de a resposta ser sim é alta. Isso porque se você está se perguntando isso, é porque na sua mente ela está pronta, mas o medo de estar faltando algo te impede de colocar aquele ponto final na última página.
O perigo disso é você acabar o enchendo com histórias paralelas desnecessárias, tornando-o chato, cansativo e confuso.
Quando você sentir essa dúvida sobre acabar ou continuar…
Fique um tempo sem ver o livro
Deixar a obra sozinha fará com que você a esqueça e, quando você voltar para reler e revisar, poderá ver erros e complementos que antes não havia notado.
Isso acontece porque quando estamos vivenciando muito uma coisa, como a escrita de um livro, acabamos entrando no automático e perdendo alguns pontos.
Minha sugestão é você deixar o livro de lado por duas semanas, no mínimo. Esse tempo deixará sua cabeça descansar e aí você voltará para sua história com outros olhos já.
Ler, reler e reescrever o que você acha que deve mudar
Neste momento você deve focar no que melhorar no livro, sendo bem crítico, como se fosse um leitor.
Você analisa cenas, personagens, subtramas, ambientes, enfim, tudo. Faça perguntas e responda cada uma com sinceridade. Dependendo da resposta, reescreva e edite o que você achar que é necessário.
Mas claro, que não basta apenas você reescrever e achar que está pronto, certo? Agora você tem uma primeira versão final do texto.
Revisar a versão final do seu livro
Eu sei, eu sei. Você já leu e releu tantas vezes, acha que não tem erro nenhum mais. Mas é aí que vemos como estamos enganados. Sempre haverá um erro aqui e outro acolá, afinal você reescreveu algumas partes e modificou outras. Por isso, a revisão final é importantíssima.
Com a parte da escrita feita, é hora de publicar, certo? Bom, ainda não.
Agora você pode ter uma segunda opinião sobre seu livro.
Enviar para leitores betas
O leitor Beta é aquele que te dará uma opinião honesta sobre sua obra, falando se a história está boa, o enredo funcionou, as pontas soltas encontradas, se os personagens geraram empatia… enfim, ele poderá te dar uma infinidade de feedbacks.
O ponto positivo do leitor beta é que ele vai, simplesmente dar sua opinião sobre o que leu.
Mas atenção, cuidado ao escolher o seu leitor beta. Busque o certo para sua história e assim, você terá uma resposta mais certeira sobre os problemas da sua história.
Não adianta um leitor de terror fazer leitura beta de seu livro de romance. Busque o seu público-alvo para ser seu leitor beta. Isso te dará uma visão mais correta sobre a reação do seu real leitor.
Mas onde encontrar leitores betas? Bom, você pode participar de grupos de escritores. Pode ser no whatsapp, telegram ou facebook. Todos esses locais você acabará conhecendo pessoas com gostos similares aos teus, e assim uma afinidade pode surgir e com o tempo a confiança de enviar trabalhos para pedir opiniões.
Ah, se você é daqueles que tem medo de deixar outra pessoa ler seu livro, esqueça isso. Escritor não pode ter medo de mostrar sua obra. Deixe que outras pessoas leiam e opinem sobre ela!
Inclusive, essa dica pode mudar muito dependendo dos seus objetivos. Você sabe que há diferentes formas para você publicar seu livro.
Como publicar a obra
A primeira forma é a tradicional, como conhecemos, o livro físico distribuído por editoras. Nesse tipo, a editora recebe o original do autor, avalia e opta se irá publicar ou não.
Quando a resposta é positiva, o autor não é cobrado, ou seja, não há investimento da parte dele para publicar. Entretanto, isso significa que o valor que ele ganha da editora é mais baixo, sendo cerca de 10% do valor do preço de capa do livro.
Eu sei, pouco né? Mas pensa, o escritor não arrisca nada, pois a editora assume todos os riscos, além de fazer toda a divulgação da publicação.
Além disso, ela também cuida da diagramação, capa, revisão, leitura crítica, etc.
Mas ressalto que é importante você manter os pés no chão. Digo isso porque não é fácil ser publicado por uma editora tradicional. Como eu disse, elas assumem o risco, então são bem seletivas ao aceitar ou não um original.
Se você estiver querendo enviar seu original, minha dica é ficar de olho na época de recebimento de livros inéditos.
Não desista do seu sonho, mas mantenha a mente tranquila se receber uma resposta negativa, ok?
Ah, se você não sabe o que um original precisa ter para enviar para uma editora, aqui no canal tem um vídeo completo em que explico isso. Vou deixar o card aqui em cima para você clicar e separar para assistir depois desse.
A próxima forma de publicação é a autopublicação independente. Aqui, você irá cuidar de todos os processos e produzir sua obra do início ao fim.
Esse formato parece ser incomum, mas na realidade é muito popular. Autores consagrados da literatura, como Marcel Proust, Lima Barreto, Edgar Allan Poe, James Joyce, Margaret Atwood, Beatrix Potter, Carlos Drummond de Andrade, entre muitos outros se autopublicaram em suas épocas. E esses são apenas alguns. A lista é grande ein!
Agora voltando a falar sobre a autopublicação em si, ela tem diversas vantagens, como o fato do dinheiro retornar 100% pra você. Porém… o investimento inicial também é seu.
Se você não tiver esse dinheiro, dá onde ele vai sair? Bom, vou te apresentar três formas muito comuns entre autores. A primeira é retirando o dinheiro do próprio bolso. Aqui o dinheiro é seu e ele pode ou não retornar. Se você acredita no seu livro, vá em frente!
Também temos a opção por crowdfunding ou financiamento coletivo. Muitos autores utilizam plataformas como Catarse, Apoia-se e Vakinha, para conseguir o valor necessário para investir na autopublicação.
Apesar de ser uma ótima ideia, ela não é fácil se você não tiver uma boa rede de contatos e um plano de marketing muito bom.
Outra maneira de autopublicar seu livro é de maneira digital. Aqui o valor do investimento é muito menor. Afinal, você não precisará arcar com os custos de impressão. Há sites como o Clube de Autores, a UICLAP, ou a Amazon KDP, que você publica e não gasta nada.
Você já se autopublicou de alguma maneira? Me conta aqui nos comentários!
Estudar sobre escrita e sempre buscar melhorar
Em primeiro lugar, domine a língua portuguesa. A ferramenta que o escritor trabalha é a linguagem. Por essa razão, é realmente necessário que o escritor domine a língua. Assim, até mesmo na hora de revisar seu livro, será muito mais fácil. Afinal, os erros bobos não estarão lá.
Quando eu digo dominar, não quero dizer que você precisa conhecer todas as regras e ter a escrita perfeita. Mas também não pode fazer seu revisor sofrer na hora de pegar seu texto. Então, estude e leia muito para aperfeiçoar cada vez mais o seu português.
Em segundo lugar, se mantenha sempre atualizado. Leia muito e estude mais ainda. Sabe um ótimo lugar para aprender todas as técnicas da escrita? O curso de Escrita Criativa da Tellers! No curso você vai tirar a sua história da gaveta, aprender a não sofrer com bloqueio criativo, terá acesso à uma comunidade exclusiva de escritores, terá aulas ao vivo quinzenais, e publicação sem custos em uma coletânea digital de contos. Ou seja, na Tellers, além de aprender as técnicas de escrita e como melhorar sua carreira literária, todo aluno sai publicado gratuitamente em uma coletânea de contos.
E você terá até módulos sobre mercado e como fazer seu marketing como escritor para alcançar seus leitores, antes de ter seu livro à venda.
Então, se você tem interesse em realizar seu sonho de ser publicado, acesse tellers.com.br e conheça o Curso de Escrita Literária e me deixe participar desse seu início de carreira.
Eaí, ficou com alguma dúvida sobre o que fazer depois de finalizar seu livro? Escreva um comentário para eu poder continuar te ajudando. Uma ótima escrita pra ti e até o próximo post. Até mais!