O INÍCIO DO LIVRO | COMO TRANSFORMAR SUA IDEIA EM UMA HISTÓRIA

Criatividade

O INÍCIO DO LIVRO | COMO TRANSFORMAR SUA IDEIA EM UMA HISTÓRIA

INÍCIO DO LIVRO

O início do livro não é fácil. Por acaso você já passou pela situação de ter inúmeras ideias na cabeça, mas quando vai colocar no papel, ou na tela do computador, você trava? Isso acontece com a maioria dos escritores. Mas, é claro, existem estratégias para que essa situação não aconteça com frequência. Vamos ver cada uma então.

Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo do vídeo.

Você já viu um personagem de desenho tendo uma ideia e um lâmpada acendendo na sua cabeça, certo? Mas também já deve ter visto essa lâmpada se apagar e a ideia simplesmente já não ser mais aquilo que você esperava. Isso acontecem muitas vezes quando colocamos uma história no papel. No plano das ideias ela é ótima, mas ao colocar na página em branco, parece que não fica da mesma maneira como a imaginamos.

Isso te parece familiar? Tenho quase certeza que sim. E tá tudo bem! Isso é normal, seja com escritores iniciantes ou com experientes. Isso já aconteceu comigo diversas vezes, mas o importante é achar maneiras para contornar esse problema e conseguir ir adiante no seu processo. Por isso, vamos ver algumas técnicas que podem ser usadas para ajudar a tirar sua ideia da cabeça. Depois que eu comecei a aplicá-las, começou a ser bem mais fácil se sentar e escrever.

A PLATAFORMA CORRETA PARA ESCREVER.

Eu gosto de escrever à mão. Gosto muito de pegar a caneta e ir escrevendo sem a possibilidade de voltar e editar como fazemos no word. Isso me obriga a pensar mais antes de escrever e assim ter mais calma e atenção. Assim, consigo transmitir melhor o que está na minha cabeça sem a pressa que acontece quando digitamos e temos a liberdade de infinitas edições da mesma frase.

Ficar preso nessa edição ilimitada acaba fazendo com que pensemos menos no texto como um todo, e foquemos muitos nas partes, editando e reeditando. Isso pode deixar sua escrita confusa e desconexa. Então, tente rascunhar a primeira versão da sua ideia no papel, e só depois colocar no computador e realmente fazer uma edição em grande escala, não frase a frase.

Aproveita, e me conta aqui nos comentários e me diz como você prefere escrever: à mão, no notebook, no celular.

FAÇA UM BRAINSTORM

Brainstorm significa “tempestade de ideias”. É uma técnica usada para levantar ideias ou para criar coisas novas. Perfeito para escritores que tem aquela ideia inicial e precisam desenvolver demais aspectos da trama antes da escrita.

Escreva sua ideia em um pedaço de papel ou mesmo no word. E a partir dessa ideia, vá adicionando novas informações que complementem o que você já tem.

O objetivo é escrever tudo sem frear as ideias. Inclusive você pode chamar outras pessoas para deixar ainda mais orgânica essa criação e explorar toda a sua capacidade. Mesmo que, no primeiro momento, uma nova ideia pareça ruim, a escreva também. A partir do momento que você coloca uma pseudo ideia ruim escrita, talvez ela se transforme ou gere novas ideias baseadas nela. E essas podem ser cada vez melhores! Então, não se iniba e escreva tudo.

Com o brainstorm feito, aí você irá para a próxima dica.

ORGANIZAR AS IDEIAS

Esse é o momento que você vai analisar o que saiu da cabeça e entender se tuas ideias eram sobre uma personagem específico, uma cena que você deseja colocar, um conflito que pode ser o norteador da sua história.

É importante essa organização, pois com ela você poderá ver como encaixar na sua ideia original cada uma dessas novas ideias e como poderá utilizá-las da melhor forma.

Inclusive, caso você não faça um brainstorm como na dica anterior, você ainda pode ter vários eventos pensados para acontecer dentro da sua história. Então, aproveite esse momento e organize tudo isso em um documento. Pode ter certeza de que vai valer a pena ter tudo na sua frente e não só em suas gavetas mentais!

Saindo da parte das ideias, podemos ir para a próxima etapa das dicas. Nessa você pensará na história em si.

ESTABELEÇA UM CONFLITO

Não adianta ter diversas ideias de acontecimentos na sua história se você não sabe qual a força motriz que a leva adiante. Então, estabelecer o conflito central da trama, te ajudará a guiar todas as ações de subtramas e entender suas personagens e motivações para fazerem o que precisa ser feito para chegar ao fim da história.

Com as ideias organizadas e conflito definido, agora é a hora do desenvolvimento.

RESUMA A HISTÓRIA

Conte em uma página, no máximo, tudo de importante que acontecerá na trama. Início, meio e fim, acontecimentos essenciais e as personagens que participam de cada parte.

Com isso, você terá sua linha guia para seu processo de escrita.

Mas claro, nem toda ideia de história surge com acontecimentos, não é? Se você tenha iniciado sua ideia por uma personagem e esse seja o foco da história, use esse momento para desenvolvê-la. Minha sugestão é fazer uma ficha personagem.

FICHA DE PERSONAGEM

Esse é o documento no qual você escreverá tudo sobre seu personagem e quando precisar fazê-la tomar uma decisão durante a história, pode usar essa base de informações para saber como ela irá agir.

A ficha de personagem deve conter aspectos físicos, sociais e psicológicos, além de informações complementares que você pode ter para a personagem em questão.

Para te ajudar nessa criação, a Tellers tem um ebook (https://escrita.tellers.com.br/criando-personagens) sobre Criação de Personagens com um modelo de Ficha que você poderá usar para criar as suas próprias.

ESBOCE O INÍCIO DO LIVRO

Preste bem atenção! Não falei para você escrever sua primeira versão, ok? Aqui é para apenas esboçar o início do livro. Comece a escrever o primeiro capítulo que você imaginou e veja se ele faz sentido para o todo que você pensou.

É comum pensarmos em um início, mas ele simplesmente não funcionar na hora que o vemos escrito. Por isso, não se preocupe em definir todos os elementos e acontecimentos da sua história. Tudo é mutável antes de você escrever.

Esboce o início do livro, inclusive fazendo com que ela não inicie BEM no início, se é que me entende. Teste o que pode dar ação e impacto nesse primeiro capítulo e, depois de pronto, use-o como guia para ir adiante.

Se você utilizar todas essas dicas, desde o brainstorm, até o esboço de primeiro capítulo, você terá pensado em tantas vertentes da sua história, que dificilmente terá dificuldades em avançar na escrita, pois já conhecerá muito sobre o que irá contar ao leitor.

É mais ou menos como passar dois semestres da faculdade pensando no seu TCC e achar que não está preparado para a apresentação. Mas na hora, você sabe tudo e responde todas as perguntas da banca. Como que você consegue? Porque toda o conhecimento está na sua cabeça, você só precisa responder. E é isso que você fará durante a escrita, responderá a questão “O que acontece depois?” e aos poucos sua história vai sendo encadeada com todas o conhecimento que você adquiriu nos passos anteriores.

E aí, curtiu as dicas para tirar sua ideia da cabeça e colocá-la na página em branco para um início de livro melhor? Caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre colocar sua trama na página, nos deixe um comentário. Estamos aqui para te ajudar a melhorar cada vez mais como escritor. Uma ótima criação de histórias e até o próximo post. Até mais!

** Conheça o Curso de Escrita Literária da Tellers e desenvolva sua carreira como escritor**

Tags :
acabar com obloqueio criativo,bloqueio criativo,como escrever um livro,como vender suas histórias,curso de escrita,curso de escrita criativa,curso de escrita online,dicas de escrita criativa,escola de escrita,escrever bem,escrita criativa,escrita criativa curso,ideia da cabeça,ideias de histórias,ideias incríveis,início de história,início do livro,mauro plastina,publicar seu livro,tellers

Gostou do contéudo? Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Recentes