Quantas vezes você já esteve escrevendo uma história e, do nada, surgiram novas ideias que você acreditava ser melhor do que a que você estava escrevendo e, sem conseguir esquecê-la, parou a primeira e iniciou essa nova? Provavelmente isso já aconteceu com você pelo menos uma vez, não é?
Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo o vídeo.
Escrever dias, semanas ou meses e, de repente, achar que a ideia não vale a pena porque se teve uma nova ideia de história pode acontecer com qualquer um.
Quando isso acontece, a primeira coisa que se deve fazer é NÃO SE DESESPERAR, NÃO DESISTIR e REFLETIR.
Se você passou tanto tempo no que já está escrevendo, provavelmente essa ideia não é ruim e ela tem muito mais chance de dar certo do que a nova ideia. Afinal, a nova é só uma premissa (ou nem isso), enquanto a atual já é uma história inacabada.
CADERNO DE IDEIAS
Quando você tem novas ideias, independente de quando ocorre, você as anota? Se ainda não faz isso, inicie. Crie um bloco de ideias. Pode ser um bloquinho de papel mesmo, ou um app no celular como o Evernote, Google Keep ou o Google Docs, que é o que eu uso.
Quando você anota a ideia já é mais fácil desapegar dela, porque querendo ou não, você já escreveu algo. Ela não precisa mais habitar a sua mente. Tente não colocar muitos detalhes nela. Coloque a ideia bruta lá e a deixe amadurecer.
Deixá-la sozinha fará com que você a esqueça e um dia, quando você voltar para o bloco, verá a ideia lá e talvez novos caminhos para uma história poderão surgir. Dificilmente a primeira história que temos para uma ideia é a melhor. Deixe seu subconsciente trabalhar a seu favor! No futuro você irá agradecer.
Agora que ela está lá sozinha no arquivo ou no papel, volte para a história que você está escrevendo e recomece a escrita sem culpa.
LEIA O QUE JÁ ESCREVEU
Uma coisa que pode ajudar é ler tudo que você escreveu da história já iniciada. Tente imergir nessa história para fazê-la fluir na sua mente no lugar da anterior. Aos poucos você vai achar detalhes para melhorar, coisas para modificar e a história ficará na sua cabeça pronta para continuar sendo explorada.
Assim, você nem vai lembrar mais daquelas novas ideias anotadas.
MAS E SE ELA PERMANECER?
Se você continua com aquela ideia na cabeça e não consegue se concentrar na história atual, mude a estratégia.
Entregue-se a ela!
Isso mesmo. Parta para essa nova ideia sem culpa. Mas use-a como um descanso da anterior.
ESCREVA UM CONTO COM NOVAS IDEIAS
Contos podem ser escritos rapidamente e podem te ajudar a tirar a ideia da cabeça de uma vez.
Talvez trabalhá-la agora, possa criar um gancho para no futuro ela virar algo maior.
Esse conto talvez nem seja publicado, mas só por ter uma conclusão já pode liberar o espaço necessário para voltar a trabalhar na história que você esteve tanto tempo escrevendo.
Mas e se MESMO ASSIM ESSA NOVA IDEIA NÃO SAIR DA CABEÇA E você precisar criar um livro com ela?
Bom, nesse caso SE DEIXE LEVAR.
Ter uma história engavetada não é um problema tão sério. Histórias engavetadas podem ser desengavetadas no futuro.
Se você não consegue tirar essa nova ideia da cabeça, aproveite e a desenvolva. Talvez ela seja melhor que a anterior, talvez não, você só saberá quando a terminar.
IDEIAS SÃO SÓ IDEIAS
Para novas ideias se tornarem algo mais, você deve trabalhar com dedicação para ela virar uma história de fato, seja um conto, uma novela ou um romance.
Escrever é um trabalho que fazemos por amor, por prazer. Se você está estressado ou preocupado com sua escrita, certamente há um problema que você deve resolver para voltar a criar a sua história.
Se esse problema for uma nova ideia na cabeça, faça o que eu sugeri aqui e, se precisar, se deixe levar.
A escrita é um trabalho como qualquer outro e precisa de dedicação, rotina e planejamento, mas também necessita de prazer e tranquilidade.
Ficou com alguma dúvida sobre o tema? Deixe-a em um comentário aqui no blog para que eu possa continuar te ajudando no seu desenvolvimento como escritor.
Até a próxima e uma ótima escrita!
Quer se desenvolver como escritor? Veja as dicas de escrita também no Youtube da Tellers e conheça o Curso de Escrita Literária da Escola de Escrita.
…
One Response