ESCRITA CRIATIVA | O QUE É E QUAL SEU MERCADO?

Criatividade

ESCRITA CRIATIVA | O QUE É E QUAL SEU MERCADO?

escrita criativa

Quantas vezes você leu o termo Escrita Criativa por aí e relacionou à escrita literária? Será que Escrita Criativa é só para quem quer ser escritor? Se for, como eu posso melhorar a minha escrita aprendendo mais sobre essa tal Escrita Criativa? Vamos desmembrar o mercado da Escrita Criativa.

Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo do vídeo.

Preciso confessar uma coisa: eu não gosto do termo Escrita Criativa! Pelo menos não como vemos ele sendo falado por aí.

Você já deve ter pesquisado por Cursos de Escrita Criativa, Escola de Escrita Criativa, ou visto diversos conteúdos que mostravam a Escrita Criativa como sinônimo de Literatura. No caso de cursos, talvez tenha visto alguns que te prometiam ser o novo best-seller falando que ensinariam as técnicas de Escrita Criativa, certo?

É por isso que eu não gosto desse termo. Afinal, ela não é sinônimo de Literatura. Claro que todo escritor de literatura a utiliza, mas não é apenas ele. Então um curso de Escrita Criativa não poderia te ensinar apenas a escrever livros, mas ensinar todos os possíveis mercados para esse profissional.

O QUE É A ESCRITA CRIATIVA?

Ela é a arte de conquistar o leitor sem importar o formato. O vital é que seja um conteúdo rico que agregue ao leitor e passe uma mensagem.

Assim, a escrita criativa se enquadra na literatura, na publicidade, no jornalismo, no cinema, nas mídias sociais, no copywriting, em podcasts, e diversos outros canais de comunicação que precisam cativar o público através de uma mensagem.

Assim, ela não pode ser aquele texto engessado com palavras técnicas e texto rebuscado que dificulta a leitura e segue estruturas formais ou técnicas de texto.

Se você pegar uma Lei, uma Dissertação de Mestrado ou um Manual de produto, e comparar com textos literários, publicitários ou de copywriting notará a diferença, certo? Essa diferença é a Escrita Criativa.

Não é que o texto engessado de uma Lei, Dissertação e Manual sejam ruins, mas seu propósito é outro. Eles não precisam cativar o leitor, devem apenas transmitir o conteúdo a que se propõe.

Então se você quer escrever em busca de cativar leitor independente se é um livro, ou uma legenda de Instagram: você está usando a Escrita Criativa SIM.

Essa diferenciação entre a escrita literária e a escrita criativa foi o que me fez nomear o curso da Tellers de ‘Curso de Escrita Literária’. Afinal, a intenção é que você desenvolva seu texto literário, sem abordar todos os campos da Escrita Criativa. Mesmo que partes do curso consigam sim ser usadas para criação de outros tipos de texto, inclusive no marketing em que abordo em um módulo bônus do curso. Por sinal, se você quer melhorar sua carreira e texto literário te convido a conhecer o Curso de Escrita Literária da Tellers. Ele é totalmente online com 11 módulos disponíveis na Hotmart, além de ter aulas ao vivo quinzenais. Além das aulas, todo aluno tem oportunidade de sair publicado em uma coletânea de contos digital. Acesse esse link e conheça o curso.

Mas voltando à Escrita Criativa. Depois de vermos o que ela é, podemos falar do seu mercado.

MERCADO DA ESCRITA CRIATIVA

Como falei antes, todo texto que busca cativar e passar uma mensagem se enquadra na Escrita Criativa. Assim, posso trazer o que o site do Curso de graduação em Escrita Criativa da PUCRS fala sobre a formação:

“O diplomado em escrita Criativa pela PUCRS poderá trabalhar como escritor, editor, revisor de texto, agente, redator ou roteirista, em diferentes gêneros e linguagens, em meios convencionais ou digitais (livros, periódicos, ilustrações, internet, mídias sociais, podcasts, editores de texto e imagem). O mercado de trabalho está crescendo para criadores de conteúdo, adaptados às exigências de criatividade e flexibilidade, com perfis versáteis, inovadores e com a capacidade de exercer atividades que envolvam o texto criativo em suas diferentes manifestações.”

Existem muitas possibilidades para quem quer viver da escrita. A literatura é apenas uma delas.

Mas a Escrita Criativa não é usada apenas como carreira. Ela auxilia no desenvolvimento de outras habilidades também.

BENEFÍCIOS DA ESCRITA CRIATIVA

  • Melhora das habilidades artísticas e estímulo à imaginação;
  • Terapia;
  • Aperfeiçoamento de habilidades verbais e de expressão;
  • Aumento do senso crítico e analítico;
  • Melhora na avaliação de textos;
  • Melhora do foco e atenção às atividades;

VOCÊ É CRIATIVO?

Há quem tenha medo da palavra Criativa ou Criatividade. Que acha que não é criativo e que nunca será capaz de realizar uma atividade assim, mas isso não é verdade.

Assim como tudo, qualquer pessoa pode desenvolvê-la através de treino e paciência. Assim, vou te dizer algumas dicas para desenvolver sua Escrita Criativa antes de focar em uma das diversas áreas de atuação profissionais.

1º) Repertório Cultural

Repertório Cultural não significa apenas você consumir todo tipo de cultura. Isso, sem dúvida é muito bom. Leia muito, assista filmes e séries, vá ao teatro, ouça música, jogue videogame, e consuma toda forma de arte possível.

Mas o importante não é apenas consumir arte. Aqui cultura tem um significado maior. Bagagem cultural é tudo que uma pessoa viveu. Ou seja, aumentar seu repertório é viver e conviver.

Converse com diferentes pessoas, busque novos pontos de vista, compartilhe histórias, fale muito, mas também ouça muito. Tudo isso fará com que você desperte o seu lado criativo e te dará o Repertório Cultural que você usará em seus textos e os deixará ainda melhores.

2º) Não espere a inspiração

Esse é o maior erro de escritores. A inspiração não existe. Ideias surgem do nada, textos surgem do trabalho. Se você não escrever, a inspiração não escreverá por você.

Quando quiser escrever, sente e trabalhe. Isso fará sua ideia de texto evoluir e aos poucos ele irá tomar forma e isso te motivará a permanecer nele. 

3º) Anote suas ideias

Como falei, as ideias podem vir de inspiração. É como aquela lâmpada acendendo acima da sua cabeça. O importante é que você não tente guardá-la na cabeça. Guarde no seu bloco de ideias.

Esse bloco sim será sua inspiração inicial que te impulsionará a produzir cada vez mais, pois ele será sua fonte para iniciar um texto e ir para o próximo e para o outro, e assim sucessivamente.

O bloco não precisa ser físico, pode ser um app como Google Keep ou Google Drive. O importante é ter anotado e disponível sempre, pois as ideias podem surgir em qualquer lugar a qualquer momento.

Falando em ideias, se você estiver em diversas ideias para escrever e em dúvida do que fazer, recomendo ler esse post do blog que tem algumas dicas do que você pode fazer a respeito.

DEFINIR OS OBJETIVOS DO TEXTO

Por exemplo, se o texto irá apresentar um produto, você precisa mostrar os diferenciais. Fale da dor do cliente, mostre como solucionar e os benefícios.

Já, se o texto for literário. Pense nos acontecimentos. Defina os Pontos de Virada, inclua as principais cenas, e pense as personagens.

Todo texto precisa ter objetivos traçados e uma estrutura prévia. Assim você sabe de onde sai, para onde vai e como irá percorrer esse caminho.

Se você tiver problemas para começar a escrever, leia esse post sobre os principais erros de escritores iniciantes. Provavelmente você comete algum e nem sabe.

ESCREVER TODOS OS DIAS

Escrita é um trabalho, e como qualquer trabalho, você só melhora se pratica todos os dias. Então, nada melhor para desenvolver sua Escrita Criativa se você escrever todos os dias.

Você não precisa escrever um texto inteiro, e às vezes não é nem escrever em si, mas se concentrar no processo.

Se você precisa pensar no seu próximo texto, pegue um tempo para definir a ideia, objetivos e estrutura dele. Isso faz parte do processo de escrita, apesar de não ser o ato de escrever em si.

Com isso feito, no próximo dia você terá tudo pronto para colocar o texto em prática e tudo fluirá melhor e você se sentirá produtivo. Se sentindo produtivo um dia, você ficará motivado para escrever no próximo. E depois no outro, e assim você irá escrever um dia após o outro sem problemas.

Então, pegue um tempo do seu dia e dedique totalmente ao seu processo. Desligue eletrônicos e wifi, e deixe seu texto acontecer sem depender daquela inspiração que estava te travando até agora.

Com essas dicas vistas você terá um aumento produtivo significativo com certeza.

Mas se ainda estiver com problemas para se desenvolver, há alguns exercícios que podem te auxiliar:

Esses três exercícios farão você já ter um ponto de partida para escrever, e algo para se basear. Então conseguirá seguir sem problemas na história, deixando-a fluir na sua imaginação e no papel. Assim você irá se descobrindo como escritor e como prefere trabalhar durante sua escrita melhorando-a pouco a pouco.  

Eaí, está tudo certo com a Escrita Criativa? Caso você queira melhorar na carreira literária, te convida mais uma vez para conhecer o curso da Tellers.

E caso você tenha ficado com alguma dúvida sobre Escrita Criativa como desenvolver a sua, deixe seu comentário aqui embaixo. Até o próximo post!

** Conheça o Curso de Escrita Literária da Tellers e desenvolva sua carreira como escritor**

Tags :
aulas de escrita de graça,como escrever um livro,curso de escrita criativa,dica de escrita,dicas de escrita,dicas de escrita criativa,dicas de escrita de graça,dicas para escritores,escrever melhor,escrita criativa,escrita criativa curso,escrita criativa online,escrita literária,exercícios de escrita,exercícios de escrita criativa,exercícios para criatividade,oficina de escrita,quero ser escritor,tellers

Gostou do contéudo? Compartilhe!

Leave a Reply

Your email address will not be published. Required fields are marked *

Posts Recentes