Você sabe como escrever um conto? Quando resolveu ser escritor resolveu tentar direto narrativas longas como um livro, ou foi indo aos poucos e começou com pequenas histórias e foi evoluindo com o tempo?
Apesar de parecer que o conto, por ser uma história curta, é mais fácil de ser escrita, na verdade é o oposto. A maior dificuldade que temos é conseguirmos contar uma história que tenha apenas o essencial para a trama e que, com isso, cative o leitor.
Então, mesmo não sendo muito valorizado por escritores iniciantes, o conto é, sem dúvida, um passo importante na jornada de qualquer escritor.
O que é um conto?
O termo conto vem do inglês ‘tale’, como os ‘Fairy Tales’ ou contos de fada. Inclusive, na época o termo se referia exatamente por histórias curtas que falavam sobre folclore e fantasia. Apesar de ficar muito conectado com esse gênero, com o passar do tempo o conto começou a mudar de tom e hoje o termo em inglês se assemelha mais a “short story”, ou “história curta”.
No século 19, Edgar Allan Poe estabeleceu algumas regras para se escrever um conto. Ele dizia que a narrativa devia ser breve, ter coerência e uma tensão que se resolva no seu desfecho. Essa estrutura ficou conhecida como “conto de acontecimento” que é estruturada em um tema, uma ação, um desenvolvimento, uma tensão, um clímax e um desfecho.
Já no século 19, Maupassant usou o conto para refletir a sociedade e a loucura humana enquanto Tchekhov criava um novo desenvolvimento para a narrativa sem priorizar o desfecho.
Assim, os personagens dos contos começaram a ganhar destaque nas narrativas, e se originou o “conto de reflexão”.
Por que escrever contos?
Normalmente quando se decide ser escritor, o grande desejo é escrever aquele livro que não sai da sua cabeça e isso costuma impulsionar a carreira. Mas também é comum que muitos terminem o livro, mas não conseguem publicar ou achar leitores e isso acaba frustrando a decisão de uma carreira literária. É nessa hora que entra o conto.
Começar a carreira produzindo contos ajuda a amadurecer sua escrita, se conhecer como escritor e o que falta para muitos escritores, formar público leitor.
Contos são um ótima forma de entrar no mercado, fazer contatos e ganhar leitores. Você já devem ter ouvido falar de The Witcher, certo?
Andrzej Sapkowski, criador da saga publicou a primeira história do bruxo Geralt em um conto de 1986. Ele enviou para um prêmio de uma revista e ficou em terceiro lugar. Apesar disso ele não desistiu e permaneceu desenvolvendo a história por mais contos e hoje The Witcher é um sucesso absoluto na literatura, série e jogos.
A ideia de publicar contos, seja de uma história só ou de várias, te auxiliará muito a encontrar seus primeiros leitores.
Colocar suas histórias no Wattpad e Amazon, por exemplo, faz com que os públicos desses sites te conheçam e, aos poucos, você começa a ser reconhecido pela sua produção e até te deem feedback sobre sua escrita. E isso te fará melhorar ainda mais como escritor e conhecer o seu público.
Premiações Literárias
Outro aprendizado sobre o criador de The Witcher é a participação em Premiações Literárias. Existem diversos editais de concursos, prêmios e participações em coletâneas para escritores de contos. Eu mesmo comecei minha jornada na escrita dessa maneira.
Aproveite essas oportunidades para amadurecer como escritor e entrar no mercado pouco a pouco. Isso te fará um escritor ainda melhor, com certeza.
Eaí, gostando das dicas dos benefícios do conto? Agora vamos falar sobre as características do conto e como você pode melhorar a sua produção. Mas antes, curta o vídeo e, caso não seja inscrito, se inscreva no canal para continuar recebendo dicas de escrita toda semana. Feito? Vamos continuar então.
Características do Conto
Enredo Único
Os contos focam em um enredo que não se desdobra em tramas menores e subtramas. Então, crie um conflito principal e se atenha a ele para criar toda a tensão da história.
Poucas Personagens
por ser menor e objetivo, o conto costuma ter poucas personagens. Normalmente até há apenas o protagonista e seu conflito com o antagonista ou consigo mesmo. Não precisa ser tão enxuto o elenco do conto, mas certamente não se deve ter personagens demais.
Curto Espaço de Tempo
Dificilmente o conto se estende por um calendário muito vasto, pois um conflito único com poucos personagens não tende a se alargar por dias e dias. E isso leva para a quarta característica.
Poucos Locais
Como o conflito não acontece por muito tempo, não há muitas trocas de ambientes. Então os locais que a história se passa tendem a ser bem reduzidos.
Já que falei tanto do conflito único, podemos dizer também que a história passa um Sentimento Único. Essa é sua quinta característica.
Em histórias longas é possível abordar diversos temas em tramas que se cruzam e criam subtramas derivadas. Um conto não tem isso. Então normalmente o conflito passa uma sensação ou sentimento único ao leitor. Ele aterroriza, ele alegra, ele entristece, e assim por diante. Pense bem no que seu conto irá levar ao leitor, pois com isso pensado você terá uma história ainda mais forte e impactante, mesmo em uma narrativa curta.
Todas essas características do conto são importantes, mas tem uma que é essencial.
Concisão
Concisão é reduzir algo ao essencial. Isso não quer dizer que a história deva ser apressada ou desestruturada. Você pode usar a estrutura de 3 atos para criar um conto sem problemas, mas deve adaptar ao formato. Por sinal, se você não sabe como criar uma estrutura de 3 atos, assista ao vídeo sobre o tema aqui do canal. Ele está no card aqui em cima.
Mas voltando à Concisão, para criar da maneira certa, você pode se aproveitar dessas dicas:
Pense em um Arco Narrativo Curto:
O arco narrativo da personagem do conto deve ter apenas um conflito que acabará sendo o conflito principal da história, e o foco da trama.
Por falar em foco, Defina o foco da história:
Foque sua história em 2 ou 3 personagens. O primeiro é o protagonista, o segundo o antagonista e o terceiro pode ser um coprotagonista ou um coadjuvante que reforce as ações da personagem principal e faça a história se mover em direção ao conflito central.
Por falar em direcionar ao conflito, outra dica é cuidar com o Excesso de descrição.
Cuide o excesso de descrição
Falei que o conto se passar em um curto espaço de temo e em poucos locais, mas além desse número reduzido de locais, você precisa tomar cuidado para não os descrever em exagero.
Esse é um dos principais problemas de escritores iniciantes que querem escrever contos. Como lemos muitas histórias longas, temos o costume de escrever como se tivéssemos páginas e páginas sobrando, mas os contos devem ser curtos. Então, cuide para descrever apenas o essencial para o desenvolvimento da história. Isso vale para descrição de cenários e para personagens também.
Tanto faz se a personagem pode ser alta ou baixa, ou se tem olhos verdes ou castanhos, por que descrever? Se a parede do ambiente é branca, azul, amarela e nada muda, também não precisa descrever. Foque no que leva a história adiante. Assim você trabalhará com a concisão da maneira certa.
Depois de ver o que é, benefícios e como escrever um conto, o próximo tópico que eu preciso falar é para quem pensa em usar o conto para entrar no mercado e buscar seu público como eu falei lá nos benefícios.
Leitura de Editais
Se você irá participar de prêmios, concursos, seleções de editoras para coletâneas, seu maior cuidado deve ser a Leitura de Editais.
De nada adiantará você escrever seu melhor conto se o edital pedir um conto de 4 mil palavras, e você enviar o seu com 6 mil. Ele não será considerado, mesmo que seja uma obra-prima. São pequenos erros como esse que fazem com que muitos percam oportunidades no mercado.
Cuide número de palavras ou laudas, fonte usada, tamanho da fonte, se o envio deve ser em pdf ou word, se o e-mail de envio está correto, e toda informação de configuração da página e do arquivo final para envio.
Por sinal, se você está querendo analisar alguns editais para ver se encontra algum que te interesse, eu sugiro que acesse os sites Seleções Literárias e Concursos Literários. Eles estão sempre atualizados com informações de concursos, prêmios e processos seletivos para escritores. Pode ser uma boa oportunidade para você começar sua carreira com o pé direito sendo publicado e fazendo networking.
Por falar em ser publicado, no Curso de Escrita Literária da Tellers, além de aprender as técnicas de escrita e como melhorar sua carreira literária, todo aluno sai publicado gratuitamente em uma coletânea de contos. Então, se você tem interesse em realizar seu sonho de ser escritor e ser publicado, acesse o link do curso.
Eaí, gostou das dicas? Vai sair do post e começar a escrever seu conto? Me conta aqui nos comentários qual o seu próximo projeto e, claro, não esqueça de curtir o vídeo e se inscrever no canal para receber mais dicas de escrita. Te vejo no próximo vídeo, ou lá no curso de escrita literária. Até mais!
Curso de Escrita Literária: https://tellers.com.br/escritaliteraria
Seleções Literárias: https://selecoesliterarias.com.br/
Concursos Literários: http://concursos-literarios.blogspot.com/