Se você não consegue terminar meu livro e não sabe exatamente por que está com esse bloqueio “criativo” ou um bloqueio em todo o seu trabalho diário e empenho para dar aquele final a sua obra, esse post pode te ajudar e apontar as principais causas dessa falha de continuidade e também te ensinar você a sair desse fosso.
Prefere assistir o conteúdo? O texto do post continua logo abaixo do vídeo.
O processo de escrever um livro envolve muitos aprendizados, empenho e trabalho duro para que as suas ideias e todo o seu conhecimento saia do seu cérebro e vá para o papel.
Mas acontece que existem muitos escritores que veem esse processo como algo linear, onde você senta e escreve todos os dias, desenvolvendo a história, criando novos conflitos ou mesmo para dar aquele pontapé e chegar ao grande clímax ou aquela reviravolta que vai surpreender os seus leitores.
Quando você tem essa ideia de que o processo todo é linear, você pode acabar ficando um pouco frustrado quando as coisas não saem de acordo com esse plano. E é nesse momento que você vai perceber que cada escritor tem um processo único e que pode ou não ser linear.
Então, pode ser que você fique travado em alguns momentos e que pense que a história nunca vai chegar a lugar nenhum ou mesmo que a sua escrita não está atingindo o potencial máximo que poderia.
Assim, existem três principais causas que podem fazer com que você não consiga terminar o seu livro.
PROBLEMAS PARA TERMINAR MEU LIVRO
FALTA DE TEMPO
Esse é o principal inimigo dos escritores independentes que ainda não vivem unicamente da escrita.
O tempo é impiedoso e pode fazer qualquer um entrar em um surto de culpa por não escrever e a frustração por ter essa vontade de escrever e as coisas não acontecerem.
Para os escritores que ainda não vivem da escrita, o tempo precisa ser compartilhado com outras atividades como o trabalho que paga as contas, o contato com a família e amigos, as horas de descanso, estudo e assim por diante.
Mas a questão é que a falta de tempo também prejudica outras áreas da vida, fazendo com que você se sinta sempre cansado, não durma bem, e isso pode comprometer o seu trabalho e faz com que você não consiga manter a disciplina.
Assim, toda a sua rotina é comprometida e fica muito difícil seguir horários e acaba resultando em um ciclo vicioso no qual a falta de tempo gera a frustração e a frustração faz com que você fique mais preso.
FALTA DE EMPENHO E TRABALHO
Inicialmente, você pode até dizer que não está conseguindo terminar o seu livro porque está faltando inspiração, mas a realidade é que você não está trabalhando e se empenhando como deveria.
O que costuma acontecer é que a falta de inspiração funciona como uma desculpa que traz a ideia de que escrever uma obra se trata apenas de estar inspirado, de ter uma ideia mirabolante e colocar tudo o que vai surgindo à mente no papel.
Entretanto, a realidade é que a escrita depende de muito trabalho duro e empenho para conhecer novas técnicas, estratégias e descobrir o que mantém você motivado.
Aqui no blog tem esse post que fala como você pode aprender a escrever boas cenas para a sua obra que vai ajudar nesse processo de terminar o seu livro.
O importante é você eliminar a perspectiva de que só vai sentar para escrever quando tiver alguma ideia muito legal ou quando a “inspiração surgir”. Então, comece agora a criar o hábito de ir aonde você fica mais confortável e tranquilo e faça acontecer.
FALTA DE FOCO
A falta de foco vem em parceria com a desculpa da inspiração que eu comentei antes. Basicamente, você não está conseguindo manter o foco e dá como desculpa a inspiração fazendo com que o trabalho não aconteça.
Mas é importante que você considere que do início ao fim do processo de escrita de um livro, o tempo é relativo, varia de acordo com cada história e não existe uma regra que você deve seguir à risca.
Acontece que a qualidade da obra tem uma ligação com as suas expectativas e com o trabalho que você desenvolve. Por isso, você deve ter um pouco de calma na hora de cobrar de si mesmo e isso certamente te ajudará a manter o foco sempre no máximo para concluir sua história.
DESEQUILÍBRIO FÍSICO E MENTAL
Retornar ao equilíbrio é a resposta que você estava procurando para ter mais estabilidade e continuidade na escrita. Afinal, é isso que permite que você fique com a cabeça livre para escrever.
Muitos escritores se cobram demais na produção de seus livros. Além disso, há as obrigações com família, amigos, trabalho, isso pode resultar em falta de sono e alimentação ruim. Tudo isso irá sobrecarregar seu corpo e mente.
Como resultado, manter o foco para se concentrar e escrever aplicando tudo que você sabe fica mais difícil. Mas isso pode ser corrigido.
Por isso, é hora de conhecer as dicas que podem te auxiliar a resolver todas essas causas e assim te impulsionar para permanecer firme na escrita do seu projeto.
COMO TERMINAR MEU LIVRO
CRIE UMA ROTINA ESPECIAL E ÚNICA
Essa rotina deve ser pensada para você e sua realidade. Nunca copie a rotina de outras pessoas.
Você precisa pensar em horários que funcionam de acordo com as coisas que precisa fazer, com o tempo que tem disponível diariamente e pensando no período em que consegue escrever com mais tranquilidade.
A tranquilidade deve se tornar a sua regra ou mesmo um mantra para manter o equilíbrio mental e os horários são essenciais para o equilíbrio físico.
Por exemplo, algumas pessoas escrevem melhor durante a madrugada e dormem mais tempo pela manhã. Enquanto outras encontram um tempo a tarde e optam por deitar às dez horas da noite.
Seja qual for a sua escolha, sempre defina horários que realmente podem ser seguidos à risca, mesmo que isso signifique renunciar a alguns prazeres como aquela saída na quinta-feira ou perder horas nas redes sociais.
TENHA UM BLOCO DE NOTAS SEMPRE POR PERTO
Tenha um local para anotar o que vem à sua mente. Afinal, você pode ter alguma ideia bacana no meio do dia, ler sobre alguma estratégia nova de escrita ou mesmo alguma informação que tenha valor para a sua história atual.
Quando você anota essas coisas que surgem durante o dia é possível analisar melhor quando estiver no seu horário de trabalho e desenvolver melhor aquela ideia na hora de escrever e não ficar com medo de que todo aquele pensamento vai sumir em poucos segundos.
Imagine, por exemplo, que você lê uma notícia no ponto de ônibus ou descobre uma característica ou comportamento que pode ser interessante para a sua personagem, baseado em casos reais. Se você anota rapidamente essa informação, pode ler mais sobre ela em outro momento e considerar se vale a pena ou não escrever sobre ela. Então, sempre anote suas ideias em seu bloco de notas.
TREINE SUA ESCRITA, LEIA SOBRE O ASSUNTO E PARE DE OLHAR PARA TRÁS
Para driblar as causas que impedem a finalização do seu livro, você deve começar a criar hábitos mais saudáveis, evitar a sobrecarga e aprender a lidar com os seus sentimentos, inclusive em relação a escrita.
O treinamento da escrita envolve ler sobre o assunto, como nichos, opiniões, técnicas e estratégias. Isso auxilia no processo de criação, para que você amplie o seu conhecimento e não fique preso em algum ponto da história.
Mas também é importante parar de ficar sempre olhando para trás, de ficar relendo sua história a todo instante. Isso pode ser interessante ocasionalmente, mas se você faz isso todos os dias, certamente ficará bloqueado.
Há quem tenha também o desejo de ficar mudando a história a todo instante. Você começa a sentir que tem algo faltando e nunca sabe o que é e não para de editar. Isso aumenta a frustração e segura seu processo de escrita.
Inclusive, se você está com problemas em editar a todo momento ou achando que sua história não está indo para o caminho certo, talvez você precise da próxima dica.
ESTRUTURE SUA HISTÓRIA
Muitos escritores começam uma obra sabendo exatamente qual é o caminho principal que ela vai seguir, incluindo o principal conflito, como será resolvido, se existe algum outro mistério ou obstáculo importante e qual será o final.
E existem aqueles escritores que escolhem ter uma liberdade maior, deixando as coisas em aberto e escrevendo de acordo com o trabalho e empenho de cada dia.
Seja qual for o seu perfil de escritor, é importante ter uma estrutura que facilite o processo de escrita, mesmo que você não delimite demais todo o desenvolvimento.
Para fazer isso, uma dica interessante é criar um documento para colocar nomes, datas, locais da história, fases em que o conflito está e assim por diante.
Isso auxilia para que você não precise ficar sempre voltando na história, otimiza o seu tempo de escrita e até facilita na hora de ter novas ideias e pesquisar mais.
Se você quer saber sobre como estruturar o seu livro, confira esse post do blog sobre estrutura em três atos.
ESCRITA EM PRIMEIRO LUGAR
O trabalho de escrita deve ser feito todo em primeiro lugar, sem edição e sem pequenas correções, como as ortográficas. Esses detalhes vêm em segundo lugar, na edição.
Então, se preocupe em escrever, em fazer a história continuar e acontecer. Quando você sentir que a história acabou, aí sim você para um pouquinho, deixa a história descansar e depois parte para revisão e edição.
Eaí, agora que você viu o porque não está conseguindo terminar o seu livro e sabe o que precisa fazer para mudar esse percurso, ainda ficou com alguma dúvida? Me envie o seu comentário aqui embaixo.
Uma ótima escrita para ti e até o próximo post. Até mais!
** Conheça o Curso de Escrita Literária da Tellers e desenvolva sua carreira como escritor**